Suíça: Roteiro para conhecer Berna num dia

26 de Setembro, 2019
Updated on 22 de Julho, 2024
6 Mins Read
351 Views

Berna é uma cidade histórica nas margens do rio Aar. Fundada no século XII, possui um centro histórico património da UNESCO.

A primeira questão que surge certamente será se um dia dá para conhecer a cidade de Berna. A resposta é: obviamente que não.

Nós incluímos Berna no nosso roteiro, quando visitamos Lugano e o norte de Itália. Berna ficava a poucas horas de comboio e viemos conhece-la um pouco e realmente valeu apena a viagem. O centro histórico de Berna não é muito grande e dá para visitar facilmente durante um dia. No entanto para tal, tem que se limitar as entradas nos museus e igrejas ou outros pontos de interesse turístico. Este post retrata a nossa experiência em Berna.

Margens do rio em Berna

Margens do rio em Berna

Mapa de Berna e alguns pontos de interesse

No seguinte mapa encontra alguns dos pontos de interesse da cidade. Existem muitos mais, mas durante um dia apenas, nos focamos nestes.

Centro e cidade antiga

O nosso dia baseou-se essencialmente em percorrer o centro da cidade, a parte antiga. Esta é a zona património mundial da UNESCO. Começamos o roteiro no Bärengraben, um pequeno jardim zoológico e parque com ursos pardos, símbolo da cidade. Junto encontra-se Altes Trandeport, uma típica fábrica da cerveja que possui produção própria. Neste local, um pouco mais elevado temos vista para o rio e para o centro da cidade que se encontra do outro lado da ponte. O centro da cidade é em si a principal atração.

Urso, símbolo da cidade

Fachada

Catedral de Berna

Visitamos a catedral de Berna, uma bonita igreja que sobressai no meio da cidade antiga com uma imponente torre. Perto da catedral de Berna, passamos pela Einsteinhaus, a casa onde viveu Einstein. A casa museu situa-se no segundo andar e diz-se que foi aqui que escreveu a Teoria da Relatividade. Como tínhamos pouco tempo acabamos por não a visitar. Bem perto, paramos novamente para apreciar um relógio que além de dar horas é astronómico. Tem algumas figuras que se movem às horas certas. Quem conhece a torre do relógio de Praga, é algo semelhante, mas de menor espetacularidade.

Museu casa de Einstein

Torre do relógio

Relógio astronómico

Bem perto há uma fonte, a Kindlifresserbrunnem com a imagem de de um Ogre que come os meninos que se portam mal no natal. 

Ogre

Todas as avenidas por onde passamos são muito bonitas, sempre com algum ponto de interesse a nível histórico e arquitetónico. Vale apena parar para observar as fachadas dos edifícios do Banco Nacional da Suíça, do Palácio Federal da Suíça, e das restantes igrejas que surgem no nosso caminho.

Vista da cidade de Berna

Banco Nacional da Suiça

Palácio Federal da Suiça

Quando visitar Berna?

Depende muito do objetivo da viagem. Para apreciar a cidade e conhecer os arredores ou algumas cidades da Suíça, a viagem pode ser feita durante os meses mais quentes. No inverno se quiser aproveitar as estâncias de Ski.

Fronteiras e custos

Transportes: Berna encontra-se interligada com as restantes cidades da Suíça por estradas e linhas de comboio. A forma mais célere de conhecer a Suíça é o comboio, já que são excelentes e com bastantes viagens. Aliás, a Suíça é bem famosa pelas suas linhas de comboio.

Fronteira: Tenha atenção, já que a Suíça não pertence ao Espaço Schengen possuindo controlo de fronteiras. É necessário verificar os documentos necessários no seu país para entrar na Suíça.

Custos: Em relação aos custos da viagem, estadia e refeições esses serão certamente elevados já que a Suíça é um país bastante caro. O dinheiro válido são os Francos Suíços entretanto em alguns locais também são aceites Euros.

Língua: A língua nesta região da Suíça é o Alemão. Na Suíça fala-se essencialmente alemão no norte, centro e este do país. No oeste fala-se francês e no sul, italiano. No entanto eles são fluentes em várias línguas, incluindo o inglês.


Planeie a sua próxima viagem utilizando as seguintes ferramentas ou Websites


Utilizando as sugestões e as ferramentas existentes no website está a ajudar a manter o nosso blog. Não paga mais por isso e serão certamente dicas que o apoiarão nas suas viagens. Para nós faz toda a diferença!

Hotéis

Para encontrar as melhores estadias utilize o Booking. É um dos melhores websites de reservas de estadias e sempre com algumas promoções em alguns destinos. A confiança e a facilidade de reserva e cancelamento fazem com que seja mesmo o mais popular. 

 

Voos

Se precisar de andar de avião, pesquise os voos num comparador de preços. Recomendo o jetradar ou o muito conhecido Kiwi.

Comparador de preços

Para comparar preços de estadias pode utilizar o Hotels Combined ou o hotellook. Estes motores de busca mostram os diferentes preços de outros websites para o mesmo destino. Pode eventualmente haver um preço mais baixo para o mesmo hotel noutro website e estes motores de buscar irão mostrar.

Rent a car

Se optar por reservar um automóvel utilize igualmente os comparadores de preços. O website autoeurope que compara os preços de diferentes companhias de aluguer.

Actividades

Quando está a pensar no que fazer no seu destino irá obviamente pesquisar atividades para o ocupar. Use este comparador de atividades existente no scannertrip fornecido pelo Musement, o tiqets ou o civitatis.

Transfers

Transfers de e para o aeroporto podem ser adquiridos através do website kiwitaxi. Assim não precisa de entrar em contato com as diferentes companhias existentes no seu destino à procura do melhor preço.

Autocarro ou comboio

Se precisa de viajar de autocarro ou comboio para no seu destino pode usar esta ferramenta para encontrar as melhores tarifas.

Agencia de viagens

Recomendamos a Agência de Viagens Logitravel para a reserva da sua viagem. Pode ainda fazer pesquisas por viagens combinadas ou até por viagens de cruzeiros.