Monsanto – Um dia na aldeia do Game of Thrones

29 de Maio, 2024
Updated on 29 de Maio, 2024
7 Mins Read
650 Views

Monsanto é uma fantástica aldeia localizada perto da Serra da Estrela, conhecida por ser uma das Aldeias Históricas de Portugal e pelas suas invulgares casas.

A aldeia de Monsanto está aninhada na encosta de um monte conhecido como “cabeço de Monsanto” que atinge os 758 metros. Monsanto serviu parcialmente de cenário para a série House of the Dragon.

Monsanto

A série da HBO foi uma prequela da série Game of Thrones e as casas tipicas de Monsanto e o seu castelo serviram de cenário para a Dragon Stone da série, que representava uma ilha.

A aldeia de Monsanto pertence ao concelho de Castelo Branco localizado perto do Fundão e da Serra da Estrela. Nos arredores localizam-se ainda outros locais com interesse turístico, tais como Idanha-a-Velha ou mesmo as Termas de Monfortinho, junto à Fronteira com Espanha.

No dia em que a visitamos, esteve ao longo de todo o dia, um dia típico de inverno, com nevoeiro e alguma chuva, algo que não conseguiu esconder a beleza desta aldeia.

A aldeia de Monsanto

A aldeia de Monsanto remonta a tempos antigos, com evidências de ocupação humana desde a pré-história tendo sido habitada por diferentes povos ao longo dos séculos, incluindo romanos, mouros e cristãos tendo cada um deixando a sua marca na cultura e na arquitetura local.

Monsanto é conhecida pelas suas casas de xisto e granito, construídas entre rochas gigantes, criando uma paisagem urbana única. O nome “Monsanto” deriva do latim “monte sancto”, que significa “monte sagrado”, e a aldeia está situada no topo de uma colina, oferecendo vistas deslumbrantes da paisagem circundante.

No topo encontram-se as muralhas do seu castelo e este faz parte da história de Monsanto porque devido à sua importância estratégica, o seu castelo foi um ponto defensivo ao longo dos séculos.

O que visitar na Aldeia de Monsanto

Em Monsanto deve visitar a própria aldeia. As suas ruas estreitas ao longo do monte, sempre na direção do seu ponto mais alto, onde se encontra o castelo, são elas um próprio cartaz turístico, com uma beleza impressionante.

Ao longo das ruas encontram-se algumas casas construídas debaixo de grandes rochas, que parece, terem rolado monte abaixo.

Ao longo da subida em direção ao castelo, encontramos a Antiga Capela da Senhora do Socorro, várias casas construídas em xisto, sendo que uma delas, foi propriedade do famoso cantor português conhecido como Zeca Afonso (1929-1987). Existem ainda outros pontos de interesse, tais como fontes, pequenos miradouros, vários chafariz, a gruta e as furdas ou pocilgas, que aproveitavam também as rochas para dar o conforto e proteção aos animais aqui criados.

No topo encontramos as muralhas do Castelo e várias capelas, tais como a Capela de São Miguel e as ruínas da Capela de São João. Após transpormos a imponente porta desta fortificação entramos no castelo, de onde se destaca a sua cisterna e ainda outras ruínas. No castelo, podemos observar a esplendida vista, quando o nevoeiro deixa, desta zona de Portugal.

Quando visitar a Aldeia de Monsanto

Monsanto é visitável todo o ano e será interesse visitá-lo em qualquer altura, no entanto, em dias com muita chuva e nevoeiro, a visita fica um pouco mais complicada, mas não é impossível. Para o evitar, opte por visitar na primavera ou no outono. Durante o verão, o interior de Portugal tende a ser muito quente pelo que o calcorrear deste imponente monte poderá não ser tão agradável.

As aldeias Históricas

Ao visitar Monsanto aproveite e complete a sua incursão por este concelho e visite outras aldeias históricas que ficam no seu redor.

Idanha-a-Velha

É uma pequena aldeia histórica quase desabitada, mas com um núcleo museológico e com uma imponente muralha que merece certamente uma visita.

Muralha em Idanha-a-velha

Esta aldeia, remonta à época romana, sendo um testemunho vivo das várias civilizações que ali passaram e que foram deixando a sua marca.

Não deve deixar de visitar:

O Museu Epigráfico Egitaniense e o Posto de Turismo de Idanha-a-velha. Aqui pode observar um antigo lagar;
Caminhar sobre as muralhas que antigamente protegiam a aldeia;
A Catedral de Idanha-a-Velha que é o ex-libris da aldeia;
As ruínas da Torre dos Templários;
Casa Marrocos – Antigo casario senhorial que infelizmente aguarda restauro e se encontra encerrado.

Penha Garcia

Mais uma pequena aldeia histórica com um Castelo, no cimo da encosta. O seu centro histórico encontra-se com uma excelente conservação, proporcionando uma autêntica viagem no tempo. As suas ruas são estreitas e sinuosas, mantendo ainda as suas casas de pedra e diversos edifícios históricos.

Localização das aldeias históricas

Entre Idanha-a-Velha e Monsanto são apenas 10km. De Monsanto a Penha Garcia são 12 km. Esta curta distância entre as aldeias permitem que sejam visitadas numa escapadinha de um dia.

Sugestões de alojamento

Na aldeia de Monsanto encontra várias opções de alojamento, nas pequenas casas tipicas da aldeia. Desta forma consegue absorver a essência desta viagem ao passado. A Casa Pires Mateus é disso exemplo.

Veja ainda mais alojamentos disponíveis em Monsanto e Idanha-a-Velha.

Alojamentos em Monsanto

Alojamentos em Idanha-a-Velha



O que fazer e visitar perto do Monsanto

São muitos os locais nos arredores que merecem uma visita, além das já enunciadas aldeias históricas. Desde mais aldeias históricas a termas há muito por onde escolher. Os locais que mais destacamos são:

  • Idanha-a-Nova: visite a sede do concelho e suba até às muralhas do seu castelo que proporciona uma vista magnifica sobre a cidade.
  • Piódão: a alguma distância encontra-se a aldeia mais portuguesa de Portugal e uma das mais bonitas desta zona. As suas casas de Xisto com portas azuis são uma constante e o bilhete postal da mesma.
  • Termas de Monfortinho: Junto à fronteira com Espanha encontramos a zona termal de Monfortinho, uma das mais antigas e prestigiadas fontes termais do país. É um lugar calmo, sereno e onde pode encontrar-se com a natureza.
  • Serra da Estrela: A Serra da Estrela pode ser visitada durante todas as estações. A sua beleza é uma constante. No Inverno é o frio e a neve. No Verão é o calor, o verde da natureza e os seus cursos de água.


Planeie a sua próxima viagem utilizando as seguintes ferramentas ou Websites


Utilizando as sugestões e as ferramentas existentes no website está a ajudar a manter o nosso blog. Não paga mais por isso e serão certamente dicas que o apoiarão nas suas viagens. Para nós faz toda a diferença!

Hotéis

Para encontrar as melhores estadias utilize o Booking. É um dos melhores websites de reservas de estadias e sempre com algumas promoções em alguns destinos. A confiança e a facilidade de reserva e cancelamento fazem com que seja mesmo o mais popular. 

 

Voos

Se precisar de andar de avião, pesquise os voos num comparador de preços. Recomendo o jetradar ou o muito conhecido Kiwi.

Comparador de preços

Para comparar preços de estadias pode utilizar o Hotels Combined ou o hotellook. Estes motores de busca mostram os diferentes preços de outros websites para o mesmo destino. Pode eventualmente haver um preço mais baixo para o mesmo hotel noutro website e estes motores de buscar irão mostrar.

Rent a car

Se optar por reservar um automóvel utilize igualmente os comparadores de preços. O website autoeurope que compara os preços de diferentes companhias de aluguer.

Actividades

Quando está a pensar no que fazer no seu destino irá obviamente pesquisar atividades para o ocupar. Use este comparador de atividades existente no scannertrip fornecido pelo Musement, o tiqets ou o civitatis.

Transfers

Transfers de e para o aeroporto podem ser adquiridos através do website kiwitaxi. Assim não precisa de entrar em contato com as diferentes companhias existentes no seu destino à procura do melhor preço.

Autocarro ou comboio

Se precisa de viajar de autocarro ou comboio para no seu destino pode usar esta ferramenta para encontrar as melhores tarifas.

Agencia de viagens

Recomendamos a Agência de Viagens Logitravel para a reserva da sua viagem. Pode ainda fazer pesquisas por viagens combinadas ou até por viagens de cruzeiros.


Exit mobile version