À descoberta da beleza dos Passadiços do Paiva e da emoção de atravessar a Ponte 516

6 de Junho, 2023
Updated on 26 de Junho, 2023
11 Mins Read
1.6K Views

Os Passadiços do Paiva são um dos maiores tesouros naturais de Portugal, oferecendo um cenário espetacular de beleza natural e um passeio inesquecível pela região do rio Paiva, perto de Arouca. O percurso é de cerca de 8 km e é uma dos mais belas e populares passadiços de Portugal.

Os passadiços foram inaugurados em 2015 e são compostos por uma estrutura de madeira suspensa, que percorre a margem do rio Paiva. O passeio começa no Areinho e segue até Espiunca, atravessando zonas montanhosas, pontes suspensas, quedas de água e um cenário natural inigualável.

Passadiços do Paiva

Localização

O passadiço localiza-se perto de Arouca. Nós decidimos ficar em Arouca para percorrer o passadiço embora existam outras aldeias e outros alojamentos em redor.

Booking.com

Como são os passadiços do Paiva

O passadiço do Paiva é linear e durante o trajeto, é possível apreciar a paisagem natural, descobrindo recantos surpreendentes que em alguns locais, parecem ser ainda intocados. É possível observar algumas espécies de animais e ainda pequenos rápidos ao longo do rio.


A caminhada é uma excelente opção para quem busca um contato mais próximo com a natureza, mas que não dispensa o conforto e a segurança. Quase todo o trilho é sobre passadiço, embora na zona inicial e final existam alguns troços sem passadiços, o que inviabiliza a visita a pessoas com algumas dificuldades de locomoção.

Há uma preocupação com a segurança ao longo do trajeto, já que foram colocados telefones SOS em zonas onde a rede de telemóvel é inexistente.

As vistas panorâmicas ao longo do percurso são simplesmente deslumbrantes. A Ponte Suspensa 516 Arouca é atualmente um dos destaques do trajeto, com os seus 516 metros de comprimento e 175 metros de altura. Esta ponte já foi a mais longa do mundo e atravessa o vale do rio Paiva, proporcionando uma vista panorâmica incrível.

Outro destaque do passeio são as diversas praias fluviais ao longo do rio, como Praia do Vau, Praia da Espiunca e Praia de Areinho, que são perfeitas para uma pausa no início, durante ou no final da caminhada.

A Ponte Suspensa 516

A ponte suspensa localiza-se numa das pontas dos passadiços do Paiva, junto ao pórtico de controlo das entradas no passadiço. A ponte desperta uma grande curiosidade devido à sua dimensão e altura a que se encontra.

Esta é construída em metal, composta por 127 tabuleiros metálicos que permitem que se olhe para baixo e que a ponte se mexa à medida que é exercida alguma pressão (vento, caminhantes).

Ponte 516

Para fazer o passadiço do Paiva não é necessário fazer obrigatoriamente a ponte. No entanto se quiser fazer o passadiço e a ponte é provável que tenha de a atravessar duas vezes, já que ela atravessa o vale para o outro lado e terá de voltar para continuar os passadiços.

A ponte 526 é bastante alta, principalmente na zona central. Por esse motivo a visita é sempre acompanhada por um guia. Além disso a passagem terá que ser normalmente feita nos dois sentidos.

Assim, se quiser fazer a ponte e o passadiço deverá começar os passadiços pelo Areinho começando o passadiço pela praia fluvial do Areinho. Depois de subir 500 escadas chegará ao pórtico de controlo de bilhetes.

Caso opte por atravessar a ponte pode estacionar em Alvarenga e percorrer 1 km a pé até ao pórtico inicial.

A ponte 516 possui um sistema de reservas e um website onde deverá antecipadamente comprar a sua reserva.

Por onde começar

Esta foi a nossa primeira dúvida. No entanto como queríamos fazer a ponte e o horário disponível era apenas de manhã, começamos o percurso pelo Areinho. Pareceu-nos o local ideal para o fazer porque é a zona mais técnica e difícil. São 500 degraus a subir para chegar ao pórtico inicial e se feitos ao fim dos 8 km certamente irá custar mais. Se começar por Espiunca irá apenas sentir alguma dificuldade já quase no final da caminhada.

Comece por reservar o seu passeio




A nossa experiência

O percurso dos Passadiços do Paiva é composto por várias partes que nos ofereceram uma experiência diferente ao longo de todo o percurso. Desde uma zona com imensas escadas, até a praias fluviais, o ambiente vai mudando ao longo do passeio.

Aqui está uma descrição detalhada de cada parte do percurso:

1. Areinho: Tal como referimos, iniciamos a nossa caminhada pela área de Areinho, onde há um estacionamento e um pequeno bar/restaurante. O km 0 é feito nas margens do rio Paiva, junto a uma zona de praia fluvial. Esta primeira parte é facil até chegarmos ao inicio da maior escadaria que iremos enfrentar. A escadaria é dificil e exige que seja feita com calma e tempo.

2. Portico principal: No final da escadaria encontramos o portico de controlo de bilhetes e de acesso à Ponte ou ao passadiço. Aqui, se tiver adquirido o bilhete para a ponte poderá ir realizar o percurso na ponte para um dos lados, voltar para trás na ponte e depois continuar o percurso pedestre.

Zona do pórtico de controlo dos bilhetes

3. Ponte Suspensa 516 Arouca: A Ponte Suspensa 516 Arouca é a parte mais famosa e icônica do percurso. Com 516 metros de comprimento e 175 metros de altura, é uma das pontes suspensa mais longa do mundo. Atravessá-la é uma experiência inesquecível, com vistas panorâmicas impressionantes do rio Paiva, da queda de água e das montanhas circundantes.

4. Escadas de Madeira: A seguir ao portico de entrada e da ponte suspensa há outra enorme escadaria, semelhante à anterior ao pórtico de entrada. As escadas de madeira são uma das partes mais desafiadoras do percurso, mas também uma das mais belas. Estas atravessam as encostas levando-nos da parte superior do monte até junto ao rio, onde o percurso continua quase em linha reta.

5. Ponte Suspensa: Junto à Praia do Vau encontramos uma pequena ponte suspensa que o poderá levar ao outro lado do rio. Esta, ao contrário da ponte 516 encontra-se a uma altura relativamente baixa em relação ao leito do rio. Se não conseguiu atravessar a ponte 516 aproveite e atravesse esta.

6. Praia do Vau: Mais ou menos a meio do percurso encontramos a Praia do Vau que é unica praia fluvial encontrada ao longo do percurso. Aqui há casas de banho, um pequeno bar e é uma das zonas de entrada para descer o rio fazendo rafting. As águas cristalinas, a pequena queda de água junto do rio é toda uma paisagem de tirar o fôlego. É um ótimo lugar para fazer uma pausa antes de continuar o percurso.

7. Gola do salto: Depois de continuar a caminhada, deixando a Praia do Vau para trás, vamos passando por vários locais de interesse paisagistico. Um dos mais impressionantes é uma zona mais estreita do rio, criando uma pequena zona de rápidos. Aqui há um pequeno miradouro que permite contemplar a gola do salto.

8. Portico final de Espiunca: A parte final do percurso é igualmente deslumbrante. Percorremos as margens do rio, com partes do percurso suspensas e junto a rochas e a vegetação bem verdejante. No final do percurso passamos o pórtico final onde podemos nos refrescar num pequeno café.

9. Espiunca: Espiunca é uma muito pequena vila junto ao rio. Aqui, pelo facto de ser a parte final ou inicial dos passadiços, atualmente, existe um estacionamento, um pequeno bar onde servem refeições mesmo junto ao rio. Espiunca também têm uma pequena praia fluvial onde pode disfrutar das águas frias do rio.

Cada parte do percurso dos Passadiços do Paiva oferece uma experiência única de caminhada no meio da natureza, com vistas deslumbrantes e uma ligação profunda com o ambiente natural. A combinação de praias fluviais, passadiços suspensos, escadarias e a famosa ponte suspensa criaram uma experiência inesquecível.

Onde comer nos passadiços do Paiva

Tanto em Areinho e em Espiunca existiam pequenos cafés abertos que serviam refeições. Estes apoios servem igualmente as pequenas praias fluviais ai existentes.

No meio do percurso, na Praia do Vau, há um apoio inprovisado que estava fechado quando fizemos o passadiço. Estando aberto será mais um apoio para todos aqueles que estão a realizar o passadiço.

Onde ficar alojado

Junto ao Areinho ou a Espiunca há pequenos alojamentos locais onde pode ficar alojado. Nas aldeias circundantes também há alojamentos em casas recuperadas que irão permitir todo o conforto. No entanto elas acabam por ficar longe da cidade de Arouca onde nós optamos por ficar alojados.

Como chegar aos passadiços do Paiva

Os passadiços do paiva localizam-se entre o sitio do Areinho e Espiunca perto de Arouca. De Arouca ao passadiço demora mais ou menos meia hora e basta seguir a R326-1. Tanto em Areinho ou em Espiunca há parques de estacionamento onde pode deixar o carro.

Como reservar as entradas

As entradas para os Passadiços do Paiva e também para a Ponte Suspensa 516 têm que ser reservadas com antecedência nos respetivos websites. Se reservar a entrada para a ponte, esta inclui a entrada nos passadiços do paiva. Para realizar a compra siga os seguintes endereços dos websites oficiais.

Reserve com antecedência já que a quantidade de visitantes por dia é limitada. No caso da ponte, a quantidade de visitantes diariamente é inferior à dos visitantes no passadiço.

E como voltar ao ínicio do percurso pedestre

Como o percurso é linear, poderá ficar na dúvida de como voltar ao inicio, onde provavelmente deixou o seu carro. Nós também nos deparamos com esta situação tivemos que escolher uma das seguintes opções:

  • Ir com um grupo de amigos num segundo carro. Deixar um carro num parque na chegada e levar o outro carro para o inicio do percurso.
  • Levar o carro até ao inicio do percurso, fazer o percurso e no final apanhar um taxi. Os taxis fazem regularmente o percurso entre o inicio e o fim do percursos.
  • Levar o carro até ao inicio do percurso, fazer o percurso até ao seu final e voltar a fazer o mesmo percurso em sentido contrário.
  • Reservar um serviço de guia que o pode transportar desde Arouca e fazer as viagens entre a partida e a chegada.

Dicas

  • Leve calçado confortável. São muitos km de caminhada;
  • Leve protetor solar ou gabardine (dependendo da estação). No verão o vale é bastante quente;
  • Leve muita água, principalmente no verão;
  • Leve alguns alimentos. Mais ou menos a meio aproveite as sombras da praia do Vau e faça um piquenique. Aqui também existem WCs públicos;
  • Se for com amigos, deixe um carro em Espiunca e o outro no Areinho. Assim não precisa de apanhar um taxi para voltar ao seu ponto de partida;
  • Tanto em Espiunca, como no Areinho existem WCs e cafés para uma última compra ou mesmo para descansar e comer alguma coisa após a caminhada;
  • Reserve com antecedência online. As entradas são controladas e limitadas a um número de pessoas diariamente;

Os Passadiços do Paiva atraem visitantes de todo o mundo e são uma das atrações turísticas mais populares em Portugal. É importante salientar que a capacidade diária de visitação é limitada, por isso é essencial fazer a reserva com antecedência para garantir a sua visita.

Em resumo, os Passadiços do Paiva são uma experiência imperdível para quem busca uma conexão mais profunda com a natureza. O passeio oferece uma oportunidade única de apreciar a beleza natural da região, enquanto desfruta de uma caminhada tranquila e segura pelos passadiços. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer esse lugar mágico, não perca mais tempo e reserve já a sua visita!


Planeie a sua próxima viagem utilizando as seguintes ferramentas ou Websites


Utilizando as sugestões e as ferramentas existentes no website está a ajudar a manter o nosso blog. Não paga mais por isso e serão certamente dicas que o apoiarão nas suas viagens. Para nós faz toda a diferença!

Hotéis

Para encontrar as melhores estadias utilize o Booking. É um dos melhores websites de reservas de estadias e sempre com algumas promoções em alguns destinos. A confiança e a facilidade de reserva e cancelamento fazem com que seja mesmo o mais popular. 

 

Voos

Se precisar de andar de avião, pesquise os voos num comparador de preços. Recomendo o jetradar ou o muito conhecido Kiwi.

Comparador de preços

Para comparar preços de estadias pode utilizar o Hotels Combined ou o hotellook. Estes motores de busca mostram os diferentes preços de outros websites para o mesmo destino. Pode eventualmente haver um preço mais baixo para o mesmo hotel noutro website e estes motores de buscar irão mostrar.

Rent a car

Se optar por reservar um automóvel utilize igualmente os comparadores de preços. O website autoeurope que compara os preços de diferentes companhias de aluguer.

Actividades

Quando está a pensar no que fazer no seu destino irá obviamente pesquisar atividades para o ocupar. Use este comparador de atividades existente no scannertrip fornecido pelo Musement, o tiqets ou o civitatis.

Transfers

Transfers de e para o aeroporto podem ser adquiridos através do website kiwitaxi. Assim não precisa de entrar em contato com as diferentes companhias existentes no seu destino à procura do melhor preço.

Autocarro ou comboio

Se precisa de viajar de autocarro ou comboio para no seu destino pode usar esta ferramenta para encontrar as melhores tarifas.

Agencia de viagens

Recomendamos a Agência de Viagens Logitravel para a reserva da sua viagem. Pode ainda fazer pesquisas por viagens combinadas ou até por viagens de cruzeiros.


Gostou dos Passadiços do Paiva! Está com vontade de os visitar? Certamente vai adorar este contacto com a natureza num cenário único. Aproveite e conheça também Arouca e os arredores. Se tiver curiosidade, pode ler outros artigos sobre a região norte de Portugal.

Exit mobile version