Descubra o encanto histórico de Talin, na Estónia, onde as ruas de paralelepípedos contam séculos de história medieval, os telhados de conto de fadas adornam o horizonte e a atmosfera única transporta-o para um mundo de magia no coração do Báltico.
Como a Estónia é ainda desconhecida para muitos e certamente não fará parte dos principais lugares que deseja visitar, a sua capital é também ainda pouco conhecida. Este país manteve.se durante decadas fechado e só recentemente é que passou a fazer parte da Europa de livre circulação, depois da desanexação da Rússia e da entrada na EU. Agora muitos de nós, intrépidos viajantes, começamos a descobrir o quanto bonita e fotogênica é esta cidade, cujo o centro histórico já faz parte do património da Unesco.
Talin
Town Hall Square
Quando visitamos Talin, ficamos alojados num hostel junto à praça da cidade (Town Hall Square ou Raekoja plats). Este foi o nosso ponto de partida para visitar a cidade. Esta praça medieval, que se encontra no centro da parte histórica está cheia de lojas, cafés, esplanadas e é constituída pelas bem preservadas casas com o telhado em bico. No seu centro encontra-se o edifício histórico Town Hall constituido por uma torre que pode ser subida e no topo temos uma vista de 360º da cidade. O edifício parece uma igreja mas é a camara municipal de Talin num edifício muito bem conservado.
Old Town Walls
O centro histórico encontra-se rodeado por muralhas medievais sendo estas um ponto de interesse turístico. Pontos de interesse são igualmente as suas portas (Viru Gate ou a Fat Margaret Tower). Se quiser caminhar sobre as antigas muralhas pode visitar as rampas na Hellemann Tower perto da Viru Gate. No lado oposto ainda dentro das muralhas encontra-se a St. Nicholas’ Church com uma torre notável que sobressai por cima dos telhados da parte velha de Talin. A igreja é atualmente um museu e encontra-se rodeada por um pequeno jardim.
St Catherine’s Passage
Uma das outras zonas com muitas pequenas ruas cheias de lojas de artesanato é na chamada zona alta (Upper Town). Nesta zona encontra-se esta pequena rua com algumas lojas onde se demonstra como se trabalha o vidro e o que de melhor se faz.
Tompea
Na zona de Tompea, uma zona mais alta e que permite uma vista sobe a parte antiga de Talin, é sem dúvida o sítio ideal para visitar, ver Talin de cima e tirar as magnificas fotos. Tompea Castle é também o atual parlamento, é rodeada de jardins e aqui pode-se subir à torre e visitar a Alexander Nevsky Cathedral, uma igreja ortodoxa russa que é o edifício religioso mais impressionante de Talín.
Guia prático
Quando realizar a sua visita
As temperaturas médias na primavera e no verão são relativamente agradáveis (entre os 10º e os 22º). No Outono e Inverno as temperaturas são mais baixas rondando os 0º e devido à sua posição geográfica no verão os dias são muito grandes sendo que a noite se poderá resumir em apenas a algumas horas e no inverno é o oposto. Assim a melhor altura para visitar Talin é mesmo durante o verão, já que se poderá aproveitar as imensas horas de dia. Optando pela primavera e outono poderá ter dias menos quentes e tempo menos estável, mas irá encontrar uma cidade menos cheia de turistas.
Como visitar a cidade
A cidade é relativamente pequena e o melhor encontra-se na parte histórica ou imediatamente fora das muralhas, logo caminhando será a melhor opção para conhecer os cantos e recantos desta cidade. Numa estadia de 24 horas é igualmente possível conhecer a cidade apenas caminhando. No entanto será preciso mais algum tempo se optar por visitar museus.
Se optar por visitar Talin, chegando de ferry de Helsínquia, a melhor notícia é que o poderá fazer sem necessitar de transportes públicos, já que o porto de ferrys é perto do centro histórico.
Se chegar a Talin de avião ou de autocarro, será prudente apanhar um elétrico ou táxi já que as suas localizações são um pouco mais afastadas do centro histórico.
Compare os preços de viagens para Talín!
[zt_title type=”single-border”]Explore Talín[/zt_title]
No Comment! Be the first one.