Serra da tramuntana
Espanha,  Europa,  Ilhas Baleares

Serra da Tramuntana: um roteiro pelas estradas mais famosas de Maiorca

Muitas curvas, uma região verde e montanhosa, túneis, grandes desníveis, muitas calas, um comboio e aldeias famosas é o que se pode encontrar ao longo da Serra da Tramuntana em Maiorca.

Na região do noroeste de Maiorca encontra-se uma das maiores cordilheiras das Ilhas Baleares famosa pelas suas estradas com curvas acentuadas e vistas de cortar a respiração, pelas suas pequenas aldeias e pequenas praias.

Ao longo de toda a região há imensos pontos de interesse e várias possibilidades para organizar o seu roteiro. Por vezes, os poucos quilómetros entre os vários pontos de interesse não corresponde ao tempo necessário para o percorrer. Nesta zona da ilha, com curvas bastante exigentes que podem curvar até 360 graus a distância é muito relativa. O nosso roteiro levou um dia a ser percorrido e ficou muito para ser visitado.

Sóller e Port de Sóller

Sóller é uma pequena cidade localizada na Serra da Tramuntana. No passado, para a aproximar à cidade de Palma e ultrapassar o isolamento provocado pelas montanhas, foi construída uma linha de comboio que liga as duas cidades.

Sóller

Tendo sido inicialmente criada para transportar passageiros e mercadorias, atualmente encontra-se direcionada para o turismo. A linha é uma pequena obra de arte, devido aos seus túneis, pontes e paisagens durante os seus 27 quilómetros entre o centro do Palma e o centro de Sóller.

Em Sóller é ainda possível apanhar outro comboio que liga a cidade, ainda localizada em plena serra, até ao Port de Sóller, localizada na costa. Esta parte da linha possui apenas 5 quilómetros de extensão e também é percorrida diariamente por comboios que procuram fazer o viajante recuar aos primeiros tempos de funcionamento da linha. É uma linha percorrida diariamente por imensos turistas.

Sóller tem como principal atração o seu comboio, mas o centro desta pequena cidade, com ruas de lojas estreitas, cafés e esplanadas e uma enorme catedral também é bastante bonita e aprazível para um passeio.

Estrada para Sá Calobra

Esta é uma das estradas mais espetaculares da ilha e uma das mais espetaculares que já percorri até ao momento. A MA-2141 possui apenas 12km que serpenteiam a Serra da Tramuntana até à pequena localidade de Sá Calobra.

Durante os 12km encontramos paisagens espetaculares, declives assustadores e também curvas com 360 graus. Há vários pontos interessantes ao longo da estrada, como um dos miradouros numa das zonas mais altas (pode parar e apreciar o pequeno café ali existente), a curva conhecida como a “gravata” e uma passagem pelo meio de duas rochas que se encontram simplesmente encostadas uma à outra.


Pesquise já a sua estadia

Hoteis

hotel compare tool from hotelcombined

Aviões
Rent-a-car
Actividades
Transfers

Sá Calobra e Torrent de Pareis

Sá Calobra é um pequeno porto no final da espetacular MA-2141. O local, agora destino turistico, possui uma pequena enseada e alguns restaurantes e bares. No entanto, o ponto mais espetacular de Sá Calobra encontra-se a uma curta distância em caminhada. O canyon natural Torrent de Pareis é o destino mais apetecivel de todos os que se deslocam a este local.

O estacionamento nesta pequena localidade é pago e encontra-se logo à entrada. Fora deste estacionamento será muito difícil e pouco provável conseguir estacionar o seu automóvel.

Torrent de Pareis é uma pequena praia completamente cercada por penhascos, e mais uma vez, a sua água é completamente translúcida. A única desvantagem deste magnífico local é que em toda a zona apenas existe cascalho, sendo que a permanência por muito tempo deitado na toalha de praia é bastante desconfortável.

O percurso faz-se a pé desde o centro de Sá Calobra, (olhando para o mar, fica à direita) e encontra-se com excelentes condições. Para chegarmos à pequena praia é ainda preciso passar por um enorme túnel que possui apenas algumas luzes led no chão.

Após terminar o túnel apercebemo-nos que se trata efetivamente do leito de um rio, que corre por uma pequena abertura nas rochas para o mar. O local é magnífico mas certamente não será um destino para praia enquanto o leito do rio tenha algum caudal.

A pequena praia formada dentro do canyon não possui qualquer apoio de praia e assistência com nadadores salvadores. Os apoios, os wc’s encontram-se antes de transpor o túnel. Além de praia este leito de rio é um local para passeios pedestres bastante exigentes porque vão seguir o rio serra acima.

Mapa do roteiro


Planeie a sua próxima viagem utilizando as seguintes ferramentas e/ou Websites


Utilizando as sugestões e as ferramentas existentes no website está a ajudar a manter o scannertrip. Não paga mais por isso e serão certamente dicas que o apoiarão nas suas viagens. Para o Scannertrip faz toda a diferença!

  • Para encontrar as melhores estadias utilize o Booking. É um dos melhores websites de reservas de estadias e sempre com algumas promoções em alguns destinos. A confiança e a facilidade de reserva e cancelamento fazem com que seja mesmo o mais popular. 
  • Para comparar preços de estadias pode utilizar o Hotels Combined ou o hotellook. Estes motores de busca mostram os diferentes preços de outros websites para o mesmo destino. Pode eventualmente haver um preço mais baixo para o mesmo hotel noutro website e estes motores de buscar irão mostrar.
  • Se precisar de andar de avião, pesquise os voos num comparador de preços. Recomendo o jetradar ou o muito conhecido Kiwi.
  • Quando está a pensar no que fazer no seu destino irá obviamente pesquisar atividades para o ocupar. Use este comparador de atividades existente no scannertrip fornecido pelo Musement, o tiqets ou o civitatis.
  • Transfers de e para o aeroporto podem ser adquiridos através do website kiwitaxi. Assim não precisa de entrar em contato com as diferentes companhias existentes no seu destino à procura do melhor preço.
  • Se optar por reservar um automóvel utilize igualmente os comparadores de preços. O website autoeurope que compara os preços de diferentes companhias de aluguer.

Sugestões para a sua estadia em Maiorca

São muitos os alojamentos espalhados pela Ilha de Maiorca. Escolha aquele que considerar mais indicado para os objetivos da sua viagem.

Booking.com

Ou escolha entre as opções mais populares existentes na área.

Gostou de conhecer as nossas dicas sobre Maiorca? Está com vontade de visitar? Certamente vai encontrar motivos na ilha de Maiorca para umas férias de sonho e esperemos que este pequeno guia lhe seja útil. Aproveite e conheça os outros cantos da ilha. Se tiver curiosidade, pode ler outros artigos sobre as Ilhas Baleares.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *