PRaia Maiorca
Espanha,  Europa,  Ilhas Baleares

Maiorca | um roteiro pelas melhores praias da costa leste

A zona leste da ilha de Maiorca é, para nós, a que reúne as mais bonitas enseadas (chamadas de cala) e praias de toda a ilha.

O que visitar em Maiorca? Este é o primeiro pensamento que tivemos quando idealizamos a nossa viagem a esta ilha das baleares. A ilha possui alguma dimensão e tivemos a intenção de conhecer e aproveitar as praias consideradas como as mais impressionantes e as mais bonitas da ilha. Depois de as colocarmos num mapa, percebemos que estas localizam-se essencialmente na costa leste. Foi assim, que programamos a nossa viagem e optamos por ficar alojados na região de Ses Salines, perto da região de Santanyí. Esta escolha também teve em conta o facto de esta zona ser bem mais calma que uma estadia em Palma de Maiorca ou arredores.

Cala Mondragó

Neste post vamos dar a conhecer as praias que visitamos e as que apesar de estarem na nossa lista, não conseguimos visitar. Estas poderão ser visitadas em apenas um dia (dado que se localizam a curta distância) mas aconselhamos a usufruir deste mar com águas cristalinas e muito quentes. Por esse motivo, a menos que a visita seja feita no inverno, fique algumas horas em cada uma das seguintes sugestões.

Platja des Trenc e Platja Estanys

Junto à Còlonia de Sant Jordi em Ses Salines encontram-se várias praias, rodeadas de salinas e pinheiros. A Platja Estanys localiza-se nas imediações do hotel Marqués. O areal é continuo até à Platja des Trenc e forma uma grande baia. Nela podemos nadar num mar calmo e muito pouco profundo. Estas praias possuem alguns apoios, com nadadores salvadores a bares de praia tendo uma dimensão bastante considerável pelo que é mais fácil encontrar um espaço na areia.

No horizonte, os veleiros e iates aproveitam o mar calmo para aproveitar a praia.

Platja Estanys
Platja Estanys
Hoteis

hotel compare tool from hotelcombined

Aviões
Rent-a-car
Actividades
Transfers

Cala Llombards

Do nosso alojamento (na Colònia de Sant Jordi) à Cala Llombards, em Santanyí, levamos pouco tempo tendo um carro alugado, o que nos permitiu chegar cedo e arranjar estacionamento no pequeno parque junto à Cala.

Esta enseada possui uma dimensão razoável de areia, um bar de apoio, nadador salvador e aluguer de Stand Up Paddle ou gaivotas.

Cala Llombards
Cala Llombards

É sem dúvida uma das enseadas mais bonitas e fotogénicas que visitamos. A água é translucida e não vai certamente querer sair dentro dela. Este é o aspeto, quanto a nós, mais relevante. Nós nem procuramos espaço no areal para estender uma toalha porque não consideramos necessário.

Nas laterais da enseada há pequenos trilhos por onde pode percorrer a rocha e saltar para a água ou tirar várias fotografias para fazer subir os seus likes no Instagram.

Para poder usufruir desta enseada chegue cedo. Só dessa forma é que consegue encontrar um lugar no estacionamento junto à praia.
Relativamente perto, na entrada da zona residencial, encontra outro estacionamento público que poderá ser utilizado para aceder a várias calas.

Cala Serena

A Cala d’Or é uma zona urbana e muito turística, onde se localizam condomínios, hotéis e marina. Aqui há também várias enseadas que merecem uma visita: sugerimos a Cala Ferrera ou a pequena Cala Serena, ambas muito próximas. Nós optamos por passar algumas horas na pequena Cala Serena.

Nela podemos desfrutar de um pequeno areal, da água calma e quente, observar pequenos peixes junto às rochas e os vários pequenos caís privados das vivendas existentes na enseada.

Platja de S’Amarador e Cala Mondragó

O Parque Natural de Mondragó protege uma zona da costa leste onde se encontram alguns pinhais e outros terrenos de cultivo, como o amendoal. Tanto a Praia de S’Amarador como a Cala Mondragó encontram-se inseridas no parque natural de Mondragó, com uma vegetação entre pinhais, amendoeiras e outras.

Ao chegar ao parque natural e na direção da Platja de S’Amarador irá encontrar um parque de estacionamento com vigilância e pago.

Depois de deixar o carro é preciso fazer uma pequena caminhada até à praia. Nesta caminhada, podemos percorrer alguns trilhos pelo pinhal ou então seguir o trajeto mais direto. Quando chegamos à praia de S’Amarador, somos vislumbrados com um mar em tons azuis, rodeado de um extenso verde. É uma praia de areia com alguma dimensão e com um apoio de praia e nadadores salvadores.

Esta está ligada por um pequeno trilho, junto ao mar, bastante agradável de se fazer, até à enseada Mondragó. A Cala Mondragó é mais pequena do que a praia, mas também é belíssima. A água é bastante quente e a ondulação inexistente, tal como em todas as praias de Maiorca.

Outras praias igualmente interessantes para visitar

Santanyí é uma das regiões onde as calas são o seu ex-libris. Além das já referidas, porque foram as que pudemos visitar durante a nossa estadia, existem outras que gostaríamos muito de ter tido a oportunidade de as ter visitado.

Uma delas é a Cala des Moro, uma pequena enseada e um dos bilhetes postais de Maiorca. No entanto, devido à sua beleza é também uma enseada muito procurada, não existindo por isso muito espaço para todos. Além disso, o estacionamento localiza-se perto da Cala Llombards e logo de manhã cedo já se encontrava bem preenchido.

Ao lado encontra-se também a pequena Cala de S’Almunia, uma praia sem areia e onde se localiza algumas casas de apoio e pequenos barcos. Pelas fotos que fomos vendo é muito fotogénica.

Estas duas Calas possuem um estacionamento publico a 1,5km e todas as estradas para a zona residêncial mais perto das enseadas encontra-se restrito apenas aos moradores.

Mapa: roteiro pelas praias da costa leste

No mapa seguinte encontram-se assinaladas as enseadas e as praias referidas neste post. Obviamente que existem muito mais praias e calas interessantes no concelho de Ses salines e Santanyí para visitar, mas para podermos usufruir da temperatura da água não dá para as conhecer todas.


Planeie a sua próxima viagem utilizando as seguintes ferramentas e/ou Websites


Utilizando as sugestões e as ferramentas existentes no website está a ajudar a manter o scannertrip. Não paga mais por isso e serão certamente dicas que o apoiarão nas suas viagens. Para o Scannertrip faz toda a diferença!

  • Para encontrar as melhores estadias utilize o Booking. É um dos melhores websites de reservas de estadias e sempre com algumas promoções em alguns destinos. A confiança e a facilidade de reserva e cancelamento fazem com que seja mesmo o mais popular. 
  • Para comparar preços de estadias pode utilizar o Hotels Combined ou o hotellook. Estes motores de busca mostram os diferentes preços de outros websites para o mesmo destino. Pode eventualmente haver um preço mais baixo para o mesmo hotel noutro website e estes motores de buscar irão mostrar.
  • Se precisar de andar de avião, pesquise os voos num comparador de preços. Recomendo o jetradar ou o muito conhecido Kiwi.
  • Quando está a pensar no que fazer no seu destino irá obviamente pesquisar atividades para o ocupar. Use este comparador de atividades existente no scannertrip fornecido pelo Musement, o tiqets ou o civitatis.
  • Transfers de e para o aeroporto podem ser adquiridos através do website kiwitaxi. Assim não precisa de entrar em contato com as diferentes companhias existentes no seu destino à procura do melhor preço.
  • Se optar por reservar um automóvel utilize igualmente os comparadores de preços. O website autoeurope que compara os preços de diferentes companhias de aluguer.

Sugestões para a sua estadia em Maiorca

São muitos os alojamentos espalhados pela Ilha de Maiorca. Escolha aquele que considerar mais indicado para os objetivos da sua viagem.

Booking.com

Ou escolha entre as opções mais populares existentes na área.

Maiorca | um roteiro pelas melhores praias da costa leste

Gostou de Conhecer as nossas dicas sobre algumas praias de Maiorca? Está com vontade de visitar? Certamente vai encontrar motivos na ilha de Maiorca para umas férias de sonho e esperemos que este pequeno guia lhe seja útil. Aproveite e conheça os outros cantos da ilha. Se tiver curiosidade, pode ler outros artigos sobre as Ilhas Baleares.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.