Via Algarviana - Cachopo
Europa,  Portugal,  Região Sul

Caminhada pela Via Algarviana desde Cachopo a Barranco do Velho

A paisagem que este setor oferece é espetacular. Embora o 5º setor tenha sido fustigado num grande incêndio em 2012, o que deixou marcas que ainda são visíveis atualmente e que irão continuar a perdurar por alguns anos.

A duração prevista para a realização do percurso é de 8 horas com uma extensão de 29 km. Quando o fizemos demoramos um pouco mais porque realmente é percurso muito longo (muiiito longo e muiiito duro mesmo) e duro devido ao seu declive. No entanto é um percurso enquadrado num Algarve quase desconhecido de todos.

O início do percurso encontra-se no centro de Cachopo com rumo a ocidente. Nesta fase inicial irá passar por vários aglomerados habitacionais, tais como Currais, Alcaria Alta e posteriormente Castelão.

Via Algarviana - Cachopo
IMG 9147

Além das pequenas aldeias, ao longo do sinuoso e acidentado percurso, irá encontrar uma paisagem florestal, com sobreiros e densos matos de medronheiros, urzes e estevas.

Sobreiros
Sobreiros
Medronheiro

Pelo percurso irá ter várias subidas que o levam ao topo de montes e serras onde poderá ter vistas panorâmicas desafogadas. As descidas irá levá-lo a cruzar algumas linhas de água e, dependendo da altura do ano, poderá encontrar vales verdejantes e ainda refrescar-se para que consiga aguentar o restante percurso.

IMG 9156 min
Ribeira de Odeleite

Após a passagem pela Ribeira de Odeleite, que numa das nossas caminhadas encontrava-se sem água, iremos seguir em direção a Parises através de uma longa e quase interminável subida. Em Parises é possível retemperar energias já que possui um pequeno café.

Parises
Parises
Parises

Continuando em direção a Oeste, vai-se atravessar ainda Javali e Corgo de Loulé. Perto do final desta rota e da nossa caminhada atravesamos uma zona de arvoredo mais denso e um pouco depois chegamos a Barranco do Velho. Nesta pequena recomenda-se conhecer o restaurante para provar as especialidades da Serra Algarvia, entre elas o Javali ou mesmo a bebida alcoólica Medronho.

Esta secção da Via Algarviana foi para nós a mais desafiante e a mais longa que realizamos. No entanto é de notar que não percorremos ainda todas as seções.


Quer saber mais sobre a Via Algarviana.

Conheça as restantes secções e os vários percursos.

Mapa do percurso e altimetria

Aqui pode consultar o mapa do percurso e a altimetria.

Quando realizar a caminhada

Quando decidirem fazer a Via Algarviana tenham sempre em mente que a mesma passa por zonas muito pouco povoadas, por vales sem rede de telemóvel e são muitos km até ao próximo povoamento. Esta seção mais precisamente foi efetuada na primavera e recomendo que todas sejam efetuadas ou na Primavera ou no Outono. Tenham ainda em mente a duração prevista para que não fique de noite a meio dos trilhos.

O que levar

Água e mais água e muitos líquidos. Além disso, obviamente a comida para mais de 8 horas sempre a caminhar. Convêm levar sapatos e roupa confortáveis, chapeu, protetor solar, frontal ou lanterna, telemóvel com bateria carregada e muita vontade para caminhar. Recomendo ainda a manta térmica para uma situação mais grave. Já referi a água?!

Via Algarviana - Cachopo
Interseção de rotas

Encontre o que fazer no Algarve


Planeie a sua próxima viagem utilizando as seguintes ferramentas e/ou Websites


Utilizando as sugestões e as ferramentas existentes no website está a ajudar a manter o scannertrip. Não paga mais por isso e serão certamente dicas que o apoiarão nas suas viagens. Para o Scannertrip faz toda a diferença!

  • Para encontrar as melhores estadias utilize o Booking. É um dos melhores websites de reservas de estadias e sempre com algumas promoções em alguns destinos. A confiança e a facilidade de reserva e cancelamento fazem com que seja mesmo o mais popular. 
  • Para comparar preços de estadias pode utilizar o Hotels Combined ou o hotellook. Estes motores de busca mostram os diferentes preços de outros websites para o mesmo destino. Pode eventualmente haver um preço mais baixo para o mesmo hotel noutro website e estes motores de buscar irão mostrar.
  • Se precisar de andar de avião, pesquise os voos num comparador de preços. Recomendo o jetradar ou o muito conhecido Kiwi.
  • Quando está a pensar no que fazer no seu destino irá obviamente pesquisar atividades para o ocupar. Use este comparador de atividades existente no scannertrip fornecido pelo Musement, o tiqets ou o civitatis.
  • Transfers de e para o aeroporto podem ser adquiridos através do website kiwitaxi. Assim não precisa de entrar em contato com as diferentes companhias existentes no seu destino à procura do melhor preço.
  • Se optar por reservar um automóvel utilize igualmente os comparadores de preços. O website autoeurope que compara os preços de diferentes companhias de aluguer.

Gostou da Via Algarviana! Está com vontade de caminhar pelo interior algarvio? Certamente vai encontrar motivos para realizar esta rota e esperemos que este pequeno guia lhe seja útil. Aproveite e conheça também as aldeias da serra do Algarve. Se tiver curiosidade, pode ler outros artigos sobre percursos pedestres.

    Leave a Reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *