A nossa sugestão para uma escapadinha para o interior alentejano permite fugir ao reboliço do verão algarvio, mas sem esquecer que, se for verão, quer ir a banhos. O interior alentejano pode oferecer isso tudo e muito mais.
Neste pequeno roteiro iremos supor que viajamos da costa algarvia em direção a Alcoutim. A estrada que liga Castro Marim a Alcoutim (A IC27) encontra-se em excelentes condições e como é normal nos passeios para o interior algarvio, tem pouco trânsito.
Alcoutim
Chegados a Alcoutim podemos visitar a excelente praia fluvial que se encontra na vila, junto das margens do Rio Guadiana. Mas Alcoutim não se esgota com a praia. Pode ainda visitar às ruinas do seu Castelo, aproveitar as vistas para a aldeia espanhola de Sanlúcar e se possível, passar a fronteira numa tirolesa transfronteiriça.
A reserva pode ser feita no endereço www.limitezero.com e pode encontrar mais informações no nosso blog neste post.
Não saia de Alcoutim sem almoçar ou jantar magníficos pratos que a cozinha algarvia desta pequena vila tem para oferecer.
Continuando pela mesma estrada, em direção ao Alentejo, chegaremos a Mértola.
Mértola
Mértola situa-se sobranceiro sobre o Rio Guadiana, terminando aqui a parte navegável do Rio. Lá no alto o seu Castelo, com ar imponente permite observar a geografia bastante irregular desta zona serrana. Mais uma vez, impõe-se uma visita ao castelo e uma caminhada pelas suas muralhas aproveitando o percurso junto às margens do Guadiana. Sendo uma vila alentejana, em Mértola não faltam boas sugestões para degustar as especialidades deste cantinho de Portugal. As migas, os gaspachos, o Javali, o porco preto, os queijos e todas as outras especialidades não faltam nas ementas dos vários restaurantes da vila.
Em Mértola pode começar por dar uns mergulhos no Rio Guadiana numa zona mais calma, formada pelos seus antigos moinhos de água e agora recuperado como parque de lazer e de piquenique. No entanto, tenha atenção que é uma zona sem vigilância.
Mina de São Domingos
A poucos quilómetros de Mértola, pela N265 irá encontrar a pequena vila da Mina de São Domingos e logo à entrada a sua praia Flúvial. Ao chegar pode pensar que está a sofrer de uma insolação e que pode estar a ver uma miragem. Não é mesmo real. A Praia Flúvial da Mina de São Domingos tem animação, tem areia, tem desportos aquáticos, bar de praia, sombras e muita, muita água. Este é um local para usufrir o máximo que puder.
A Mina de São Domingos é também um museo ao ar livre. Durante a manhã ou ao final da tarde aproveite para percorrer a zona de exploração da antiga Mina de São Domingos, visite o Museu e a casa do Mineiro.
Pode começar a visita pela lagoa de águas contaminadas resultante da exploração de metais sendo o restante percurso feito de carro ou de BTT já que tem alguns quilómetros. O percurso acompanha aquela que foi a primeira linha de comboio privada de Portugal e que ligava a Mina de São Domingos ao Pomarão (nas margens navegáveis do do Rio Guadiana). Toda a zona da mina e o percurso que segue a antiga linha encontra-se desprovida de vegetação e são visiveis as ruinas das antigas fábricas que faziam o tratamento do minério extraído da mina.
Para pernoitar enumeramos duas opções. O Alentejo Star Hotel mesmo na Mina de São Domingos e o Cantar do Grilo, a 15 min em direção a Serpa. O Alentejo Star Hotel conta com um observatório de estrelas privado e piscina. O Cantar do Grilo oferece a imensidão das paisagens alentejanas numa propriedade de quatro quartos e piscina.
Serpa
A 30 minutos da Minha de São Domingos, Serpa é o nosso destino final deste roteiro.
O seu centro histórico encontram-se dentro das muralhas bem preservadas que serviam para defender a cidade das ameaças exteriores.
Serpa é uma pequena cidade bonita e tipicamente alentejana sendo que deve ser visitado de manhã ou ao final do dia já que o calor durante o verão e ao longo do dia torna a visita pouco agradável.
É também um local com excelentes opções para o almoço ou jantar. Aproveite as várias opções que lhe permite degustar a comida típica alentejana, deguste o famoso queijo de Serpa e nas noites de verão aproveite as esplanadas das várias típicas cervejarias.
Para regressar deste passeio ao Alentejo pode sempre voltar para trás ou entrar em Espanha, na Zona de Serpa, dar um salto a Aracena e visitar a famosa Gruta de las Maravillas. Depois desce em direção a Huelva e regressa ao Algarve por Vila Real de Santo António.
Alojamento em Serpa
Em Serpa e nos arredores existem vários alojamentos. Recomendamos o Booking para a pesquisa.
No Comment! Be the first one.