Na Beira Baixa, em pleno Geopark Naturtejo e próximo da Serra da Estrela, esconde-se um dos muitos tesouros naturais de Portugal: os Passadiços do Orvalho inseridos no PR3 GeoRota do Orvalho e a Cascata da Fraga de Água d’Alta.
Os Passadiços do Orvalho oferecem uma experiência deslumbrante de natureza quase intocada, combinando trilhos serenas juntos a ribeiras e miradouros com vistas espetaculares.
A GeoRota do Orvalho conta com 9 km de extensão não circular e permite ao visitante encontrar um conjunto de geomonumentos classificados pela UNESCO, afloramentos rochosos excecionais e refúgios naturais mágicos junto a ribeiras de águas cristalinas.
A aldeia de Orvalho, localizada próxima de Oleiros ou mesmo de Castelo Branco pode ser o ponto de partida para visitar esta percurso pedestre. A aldeia localiza-se ainda próximo de outros pontos turísticos, tais como Piódão ou a Serra da Estrela. É uma zona de Portugal que merece a visita por vários dias e se poder fique alojado numa das muitas casa de xisto para relaxar e aproveitar em plenitude o ambiente calmo e sereno de uma aldeia serrana.
- A Cascata da Fraga de Água d'Alta
- Quando visitar a cascata da Fraga de Água d'Alta
- É preciso pagar para visitar a Cascata da Fraga de Água d'Alta e os Passadiços do Orvalho?
- Como chegar à Cascata da Fraga de Água d'Alta e os Passadiços do Orvalho
- Versão completa dos Passadiços do Orvalho
- Sugestões de alojamento
A Cascata da Fraga de Água d’Alta
A Cascata da Fraga de Água d’Alta é um dos locais de fácil acesso dos Passadiços do Orvalho e da GeoRota do Orvalho. É um dos locais icónicos e mais bonitos da rota.
São 25 m de desnível numa sucessão de três véus de água turbulentos e para chegar lá abaixo terá que enfrentar uma enorme escadaria, mas não vai conseguir resistir.
Caso tenham apenas a intenção de visitar a cascata, como foi o nosso caso, devido à presença do membro mais jovem da família, é possível estacionar próximo às placas indicativas do local onde se encontram algumas estruturas em madeira. Para isso, basta seguir as indicações para a aldeia do Orvalho e atravessá-la completamente antes de entrar na estrada que conduz à Cascata.
Quando visitar a cascata da Fraga de Água d’Alta
O percurso é visitável durante todo o ano mas será necessário ter em atenção ao calor durante o verão e ao piso escorregadio durante o inverno e nos dias mais húmidos.
Para quem quer aproveitar um mergulho nas águas da cascata recomendamos uma visita no início do verão ou na primavera, para apanhar a cascata ainda com muita água.
Para fazer todo o percurso da GeoRota do Orvalho recomendamos que o faça em dias com temperatura mais amena. O percurso passa por miradouros e locais com algum desnível pelo que fazê-lo em pleno verão poderá não ser muito recomendado.
É preciso pagar para visitar a Cascata da Fraga de Água d’Alta e os Passadiços do Orvalho?
Ao contrário dos Passadiços do Paiva, estes são completamente gratuitos, não existindo controle na sua entrada.
Como chegar à Cascata da Fraga de Água d’Alta e os Passadiços do Orvalho
Orvalho localiza-se a 24km de Oleiros pela N238 e N112. De Castelo Branco são 48km. Depois de chegar a Orvalho terá que atravessar o centro da aldeia e seguir pela rua do cemitério continuando pelo CM1197. São apenas 3 km da aldeia à Cascata.
Versão completa dos Passadiços do Orvalho
A versão completa de todo o percurso da Georota do Orvalho têm um grau de dificuldade moderado e a extensão de 9 km não circular. Isto obriga a um planeamento prévio devido aos meios de transporte do ponto de partida para o ponto de chegada.
A rota inicia-se na Igreja Matriz do Orvalho (pode aproveitar e combinar uma boleia com um taxista para a sua chegada) tendo como o ponto de interesse mais próximo a Cascata de Fraga de Água d’Alta. Passando a cascata irá percorrer um percurso junto à ribeira até à lagoa de Lontras. Depois irá percorrer por vários afloramento rochosos, por uma calçada romana e chegará ao Miradouro do Cabeço do Mosqueiro com uma vista impressionante sobre a serra.
O percurso não é todo efetuado em passadiços, sendo que estes apenas surgem em alguns locais de mais difícil acesso.
Sugestões de alojamento
Na pequena aldeia do Orvalho não há muitas opções de alojando sendo que elas se encontram dispersas pela serra. O local mais próximo com mais variedade de alojamentos é Oleiros.
Veja os alojamentos disponíveis abaixo.
Organize já a sua viagem
O que fazer e visitar perto do Orvalho
São muitos os locais nos arredores que merecem uma visita. Desde mais praias fluviais a aldeias de Xisto há muito por onde escolher. Os locais com maiores destaques são:
- Piódão: a curta distância encontra-se a aldeia mais portuguesa de Portugal e uma das mais bonitas. As suas casas de Xisto com portas azuis são uma constante.
- Chãs de Égua: Outra aldeia vizinha, com as suas casas de xisto e ambiente rural, proporcionando uma visão autêntica da vida nas montanhas.
- Oleiros: Visitar a vila de Oleiros, a sua Igreja Matriz e a Praia Fluvial.
Planeie a sua próxima viagem utilizando as seguintes ferramentas ou Websites
Utilizando as sugestões e as ferramentas existentes no website está a ajudar a manter o nosso blog. Não paga mais por isso e serão certamente dicas que o apoiarão nas suas viagens. Para nós faz toda a diferença!
Hotéis
Para encontrar as melhores estadias utilize o Booking. É um dos melhores websites de reservas de estadias e sempre com algumas promoções em alguns destinos. A confiança e a facilidade de reserva e cancelamento fazem com que seja mesmo o mais popular.
Voos
Comparador de preços
Para comparar preços de estadias pode utilizar o Hotels Combined ou o hotellook. Estes motores de busca mostram os diferentes preços de outros websites para o mesmo destino. Pode eventualmente haver um preço mais baixo para o mesmo hotel noutro website e estes motores de buscar irão mostrar.
Rent a car
Se optar por reservar um automóvel utilize igualmente os comparadores de preços. O website autoeurope que compara os preços de diferentes companhias de aluguer.
Actividades
Quando está a pensar no que fazer no seu destino irá obviamente pesquisar atividades para o ocupar. Use este comparador de atividades existente no scannertrip fornecido pelo Musement, o tiqets ou o civitatis.
Transfers
Transfers de e para o aeroporto podem ser adquiridos através do website kiwitaxi. Assim não precisa de entrar em contato com as diferentes companhias existentes no seu destino à procura do melhor preço.
Autocarro ou comboio
Se precisa de viajar de autocarro ou comboio para no seu destino pode usar esta ferramenta para encontrar as melhores tarifas.
Agencia de viagens
Recomendamos a Agência de Viagens Logitravel para a reserva da sua viagem. Pode ainda fazer pesquisas por viagens combinadas ou até por viagens de cruzeiros.
Gostou de conhecer esta Cascata e os Passadiços! Certamente vai encontrar muitos motivos para viajar até a esta zona do interior de Portugal. Veja os nossos artigos.
- Explorando Castelo Branco: Roteiro para conhecer a região
- Monsanto – Um dia na aldeia do Game of Thrones
- Passadiços do Orvalho e a Cascata da Fraga de Água d’Alta: Pelos caminhos da Beira Baixa
- Foz d’Égua: Encontro com a natureza nas aldeias de Xisto
- Aldeia de Piódão: o que visitar nesta aldeia de xisto durante 1 dia
- Luso e Mata Nacional do Bussaco
- Explore Coimbra: Um Guia de dois dias de passeio
- São Pedro do Sul | Roteiro de um dia
- Baloiços de Portugal | Algumas sugestões de Norte a Sul
- Passadiço das Fragas de São Simão | Figueiró dos Vinhos
–
No Comment! Be the first one.