jardim cartagena
andalucia,  Espanha,  múrcia

Cartagena – Espanha: Roteiro para um curto passeio

Cartagena, cidade conhecida pelo seu povo, os Cartagineses, que a utilizaram como a principal porta de entrada na Península Ibérica, fundada em 227 a.C. pelo general Cartaginês Asdrúbal, o Belo, posteriormente conquistada pelos Romanos, é uma cidade do sul de Espanha que deve visitar quando fizer o seu passeio pelo Sul de Espanha e pela Costa Cálida.

Cartagena é uma cidade com uma grande história, que se encontra junto ao Mediterrâneo, mas que não possui uma grande praia ou um grande passeio cheio de bares e apoios de praia tal como acontece com muitas cidades junto ao Mediterrâneo. Pelo contrário, Cartagena possui uma pequena baia e um grande porto, que era e ainda é de extrema importância devido à sua localização. No passado foi usado como um porto militar já que os montes em redor do porto e da baia o protegem tendo sido construído nestes montes vários postos de vigia e de artilharia.

jardim cartagena

Nos tempos mais modernos Cartagena ficou marcada pela sua grandeza mineira, com minas de Chumbo e Prata. Mais recentemente a sua grande atividade encontra-se no Valle de Escombreras, com importantes instalações petroquímicas e refinarias. Esta zona localiza-se entre Cartagena e o Mar Menor.

escombreras

Mapa de Cartagena

O que ver e o que visitar em um dia

A nossa visita começou pela muralha marítima, junto ao Porto. Esta muralha divide parte da cidade do porto e caminhando por ela encontramos alguns jardins.

Ao chegar à zona mais central da cidade, visitamos aquele que é o principal monumento de Cartagena, o Teatro Romano, que outrora se encontrou coberto por uma antiga zona residencial. 

teatro romano 1

O teatro romano, encontra-se no centro da cidade e foi descoberto após se terem derrubado várias casas num bairro já degradado em 1988.

Quando caminhamos por ele, dificilmente conseguimos visualizar como seria a cidade antes da descoberta e das escavações para colocarem todo o Teatro Romano à vista.

teatro romano 3

Perto do Teatro Romano, encontra-se o Parque Torres com o Castelo de la Concepcíon no seu interior e que pode ser acedido por um Elevador Panorâmico. Este parque permite ter uma visão panorâmica sobre a cidade e sobre o porto.

O Barrio del Foro Romano é outro ponto de grande interesse histórico que pode ser visitado. É um dos maiores parques arqueológicos urbanos de Espanha e foi outrota uma antiga cidade romana de onde se destaca a calçada romana e as termas romadas. 

Toda a zona central de Cartagena encontra-se cheia de lojas e restaurantes permitindo um resto de dia às compras e a admirar a arquitetura imponente de alguns destes prédios existentes.

Cartagena centro

Se é grande fã de museus, Cartagena não o irá deixar desiludido uma vez que possui imensos e dos quais destacamos os seguintes:

No entanto para poder visitar todos os museus e os monumentos atrás enunciados, certamente precisa de ficar mais do que um dia.

Praias e caminhadas

A praia mais perto é a pequena praia La Cortina, localizada numa baia perto da entrada para o porto de Cartagena. 

Toda esta zona da costa possui imensos trilhos, para quem gosta de caminhar. Os trilhos percorrem os montes e levam o caminhante a conhecer as antigas instalações bélicas que protegiam o porto estratégico de Cartagena. Alem disso proporcionam sempre uma espetacular vista sobre o mar mediterrâneo e toda a cidade de Cartagena.

Conheça também as praias em La Manga del Mar Menor.

Compare preços de voos para Cartagena. O Aeroporto mais próximo é o de Múrcia


Planeie a sua próxima viagem utilizando as seguintes ferramentas e/ou Websites


Utilizando as sugestões e as ferramentas existentes no website está a ajudar a manter o scannertrip. Não paga mais por isso e serão certamente dicas que o apoiarão nas suas viagens. Para o Scannertrip faz toda a diferença!

  • Para encontrar as melhores estadias utilize o Booking. É um dos melhores websites de reservas de estadias e sempre com algumas promoções em alguns destinos. A confiança e a facilidade de reserva e cancelamento fazem com que seja mesmo o mais popular. 
  • Para comparar preços de estadias pode utilizar o Hotels Combined ou o hotellook. Estes motores de busca mostram os diferentes preços de outros websites para o mesmo destino. Pode eventualmente haver um preço mais baixo para o mesmo hotel noutro website e estes motores de buscar irão mostrar.
  • Se precisar de andar de avião, pesquise os voos num comparador de preços. Recomendo o jetradar ou o muito conhecido Kiwi.
  • Quando está a pensar no que fazer no seu destino irá obviamente pesquisar atividades para o ocupar. Use este comparador de atividades existente no scannertrip fornecido pelo Musement, o tiqets ou o civitatis.
  • Transfers de e para o aeroporto podem ser adquiridos através do website kiwitaxi. Assim não precisa de entrar em contato com as diferentes companhias existentes no seu destino à procura do melhor preço.
  • Se optar por reservar um automóvel utilize igualmente os comparadores de preços. O website autoeurope que compara os preços de diferentes companhias de aluguer.

Cartagena não é uma cidade muito grande e foi fácil lá chegar e estacionar de forma gratuita. Nós estacionamos junto da Universidade Politécnica de Cartagena que se encontra junto à Av. Trovero Marín que nos permitiu percorrer a marginal até entrar na parte mais antiga, a curta distância. Toda a cidade dá para conhecer a pé, já que os pontos de interesse não são muito distantes.

A nível de segurança também não nos pareceu ser um problema já que em momento algum nos sentimos inseguros em todas as ruas.

Estadias populares em Cartagena

pode ainda utilizar o seguinte assistente para escolher a sua estadia pela localização.

Booking.com


Gostou de Cartagena! Está com vontade de a visitar? Certamente vai encontrar motivos na cidade para a visitar em mais dias mas esperemos que este pequeno guia de um dia lhe seja útil. Aproveite e conheça também os arredores da cidade. Se tiver curiosidade, pode ler outros artigos sobre Espanha.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.