aldeia de xisto
Europa,  Portugal,  Região Centro

Roteiro pelas aldeias de Xisto da Lousã

Visitar a Serra da Lousã é sinónimo de natureza, trilhos e Aldeias de Xisto. Durante o verão é também sinónimo de excelentes e bonitas praias fluviais e algumas cascatas. Conheça a serra da Lousã no nosso roteiro e vai ver que será uma bela surpresa.

O nosso pequeno passeio pela serra da Lousã foi realizado em apenas dois dias. No entanto se houver disponibilidade dispense mais um dia para poder visitar todas as aldeias, miradouros e realizar os vários trilhos existentes usufruindo assim em toda a plenitude da Serra e da sua Natureza.

Mapa do Roteiro

Estas foram as aldeias que visitamos e que distam pouca distância umas das outras. Além das aldeias passamos ainda por vários miradouros e pelo Baloiço de Trevim.

Aldeia de Gondramaz

A aldeia de Gondramaz localiza-se numa encosta na vertente ocidental da Serra da Lousã e estrutura-se essencialmente a partir de uma rua principal que acompanha a encosta.

Gondramaz tal como as aldeias de Xisto mais conhecidas encontra-se muito bem preservada e virada essencialmente para o alojamento local. Este aspeto veio dar vida a esta aldeia e recuperar muitas das casas.

Aldeia de Gondramaz
Aldeia de Gondramaz

Um dos pontos diferenciadores de todas as casas é a pequena Capela da Nossa Senhora da Conceição que merece uma visita.

Para os amantes das caminhadas e praticantes de BTT existem vários percursos pedestres que ligam esta aldeia a outras passando por paisagens inesquecíveis existentes na Serra da Lousã.

Aldeia de Gondramaz
Aldeia de Gondramaz

Estadias em Gondramaz

Aldeia do Talasnal

A aldeia do Talasnal é uma das aldeias mais conhecidas e que mais fama trouxe às aldeias de xisto.

Talasnal centro da aldeia
Talasnal – Centro da Aldeia

Logo à chegada somos recebidos por um miradouro na estrada numa reentrância na vegetação que permite observar em plenitude toda a aldeia que se encontra numa das encostas da serra.

miradouro talasnal
Miradouro Talasnal

Na entrada da aldeia somos surpreendidos com uma pequena fonte de onde partem as várias ruelas que percorrem a aldeia.

casa talasnal
rua talasnal
Ruelas de Talasnal

Atualmente muitas das casas encontram-se recuperadas e são para segunda habitação ou para alojamento local. Este facto faz com que a aldeia se encontre bastante cuidada e movimentada em algumas alturas. Há ainda algum pequeno comercio que dinamiza a aldeia na época alta e também no fim-de-semana.

centro talasnal
talasnal
Ruas do Talasnal

Nesta aldeia pode-se observar o Castelo da Lousã que se encontra a pouca distância em linha reta. Na aldeia cruzam-se ainda vários caminhos pedestres para os amantes da natureza.

vista talasnal
Vista do Talasnal para o Castelo da Lousã

Aldeia de Candal

Aldeia que é um autêntico anfiteatro calcorreado pela ribeira que a atravessa e lhe dá vida, pelos sons da água a serpentear as rochas.

Quando a visitar suba até ao miradouro de onde se consegue ter uma vista priviligiada pela aldeia e também pelo seu vale. Aproveite ainda e percorra as margens da ribeira até ao final das casas.

Na aldeia cruzam-se também vários caminhos pedestres para os amantes das caminhadas. O acesso de carro é um dos mais fáceis no caso das aldeias de Xisto visitadas por nós uma vez que se situa na Estrada Nacional que Liga a Lousã a Castanheira de Pera.

Aldeia de Cerdeira

Cerdeira é mais do que uma aldeia de Xisto. Esta pequena aldeia que já foi completamente abandonada encontrava-se, sem acessos, sem saneamento e sem luz, perdida numa das muitas encostas da serra, a 700 metros de altitude.  

Cerdeira

Atualmente a maioria das casas encontra-se recuperada e servem de alojamento local. A aldeia transformou-se em Cerdeira – Home for Creativity e é um espaço de turismo rural intimamente ligado à criação e à formação artística.

Na aldeia encontra-se pequenos espaços de restauração e ateliers e oficinas de arte, além das residências. Cada casa é uma obra de arte e a sua recuperação não desfigurou a traça das antigas casas de Xisto.

Podemos referir que a aldeia encontra-se muito bonita e todo o seu espaço está bem preservado. No pequeno estacionamento podemos observar toda a encosta onde a aldeia se encontra localizada.

Ao caminhar em direção à aldeia atravessamos um pequeno riacho, som que se funde com a própria aldeia e a natureza envolvente.

Esta é também mais uma aldeia ligada por percursos pedestres que podem ser percorridos a pé ou, se for adepto, em BTT.

Estadias na Lousã

Booking.com

O que visitar entre as aldeias?

A serra da Lousã, por entre as várias aldeias de Xisto e toda a beleza natural possui vários miradouros que fazem a delícia de quem a visita. Parte de um esforço para atrair mais turistas foram criados vários miradouros e um baloiço que nós visitamos e adoramos. Não fosse o frio e teríamos desfrutado ainda mais das paisagens.

Miradouros

Isto é Lousã

isto é lousa

Dois miradouros existentes na Serra da Lousã junto a uma das estradas que permite percorrer a serra e visitar as aldeias de xisto. A vista é sobre a Lousã.

Baloiço do trevim

O Baloiço de Trevim é um baloiço localizado na parte mais alta da serra a 1.200 metros de altitude. Este baloiço gigante é o local ideal para tirar fotografias para as redes sociais.

Castelo da Lousã

O castelo da Lousã ou o Castelo de Arouce é um pequeno castelo localizado junto à Sra da Piedade e a uma praia fluvial.

Pertence a uma das linhas defensivas criada para controlar os acessos a Coimbra surgindo documento pela primeira vez em 1087.

Um pouco mais abaixo do castelo localiza-se a praia fluvial da Nossa Senhora da Piedade que possui excelentes condições para um dia de praia. A praia fluvial é ainda famosa por um baloiço colocado junto a uma pequena cascata. Este é o cartão postal partilhado nas redes sociais desta praia.

Um pouco mais acima localiza-se o pequeno Santuário da Nossa Senhora da Piedade.

Fora da época de verão todo este local é calmo, ideal para passear e aproveitar o verde luxuriante.

Atualmente há um passadiço que liga o Castelo da Lousã à Lousã. Há também vários trilhos que ligam as aldeias de Xisto e que passam pelo castelo.

Prepare a sua viagem com as seguintes ferramentas
Hoteis

hotel compare tool from hotelcombined

Aviões
Rent-a-car
Actividades
Transfers

Planeie a sua próxima viagem utilizando as seguintes ferramentas e/ou Websites


Utilizando as sugestões e as ferramentas existentes no website está a ajudar a manter o scannertrip. Não paga mais por isso e serão certamente dicas que o apoiarão nas suas viagens. Para o Scannertrip faz toda a diferença!

  • Para encontrar as melhores estadias utilize o Booking. É um dos melhores websites de reservas de estadias e sempre com algumas promoções em alguns destinos. A confiança e a facilidade de reserva e cancelamento fazem com que seja mesmo o mais popular. 
  • Para comparar preços de estadias pode utilizar o Hotels Combined ou o hotellook. Estes motores de busca mostram os diferentes preços de outros websites para o mesmo destino. Pode eventualmente haver um preço mais baixo para o mesmo hotel noutro website e estes motores de buscar irão mostrar.
  • Se precisar de andar de avião, pesquise os voos num comparador de preços. Recomendo o jetradar ou o muito conhecido Kiwi.
  • Quando está a pensar no que fazer no seu destino irá obviamente pesquisar atividades para o ocupar. Use este comparador de atividades existente no scannertrip fornecido pelo Musement, o tiqets ou o civitatis.
  • Transfers de e para o aeroporto podem ser adquiridos através do website kiwitaxi. Assim não precisa de entrar em contato com as diferentes companhias existentes no seu destino à procura do melhor preço.
  • Se optar por reservar um automóvel utilize igualmente os comparadores de preços. O website autoeurope que compara os preços de diferentes companhias de aluguer.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *