
Roteiro pelas aldeias de Xisto da Lousã
Visitar a Serra da Lousã é sinónimo de natureza, trilhos e Aldeias de Xisto. Durante o verão é também sinónimo de excelentes e bonitas praias fluviais e algumas cascatas. Conheça a serra da Lousã no nosso roteiro e vai ver que será uma bela surpresa.
O nosso pequeno passeio pela serra da Lousã foi realizado em apenas dois dias. No entanto se houver disponibilidade dispense mais um dia para poder visitar todas as aldeias, miradouros e realizar os vários trilhos existentes usufruindo assim em toda a plenitude da Serra e da sua Natureza.
Mapa do Roteiro
Estas foram as aldeias que visitamos e que distam pouca distância umas das outras. Além das aldeias passamos ainda por vários miradouros e pelo Baloiço de Trevim.

Aldeia de Gondramaz
A aldeia de Gondramaz localiza-se numa encosta na vertente ocidental da Serra da Lousã e estrutura-se essencialmente a partir de uma rua principal que acompanha a encosta.
Gondramaz tal como as aldeias de Xisto mais conhecidas encontra-se muito bem preservada e virada essencialmente para o alojamento local. Este aspeto veio dar vida a esta aldeia e recuperar muitas das casas.

Um dos pontos diferenciadores de todas as casas é a pequena Capela da Nossa Senhora da Conceição que merece uma visita.
Para os amantes das caminhadas e praticantes de BTT existem vários percursos pedestres que ligam esta aldeia a outras passando por paisagens inesquecíveis existentes na Serra da Lousã.

Estadias em Gondramaz
Aldeia do Talasnal
A aldeia do Talasnal é uma das aldeias mais conhecidas e que mais fama trouxe às aldeias de xisto.

Logo à chegada somos recebidos por um miradouro na estrada numa reentrância na vegetação que permite observar em plenitude toda a aldeia que se encontra numa das encostas da serra.

Na entrada da aldeia somos surpreendidos com uma pequena fonte de onde partem as várias ruelas que percorrem a aldeia.


Atualmente muitas das casas encontram-se recuperadas e são para segunda habitação ou para alojamento local. Este facto faz com que a aldeia se encontre bastante cuidada e movimentada em algumas alturas. Há ainda algum pequeno comercio que dinamiza a aldeia na época alta e também no fim-de-semana.


Nesta aldeia pode-se observar o Castelo da Lousã que se encontra a pouca distância em linha reta. Na aldeia cruzam-se ainda vários caminhos pedestres para os amantes da natureza.

Aldeia de Candal
Aldeia que é um autêntico anfiteatro devido à posição das casas na encosta da serra e onde é calcorreado pela ribeira que a atravessa e lhe dá vida, pelos sons da água a serpentear as rochas.
Quando a visitar suba até ao miradouro de onde se consegue ter uma vista priviligiada pela aldeia e também para o seu vale. Aproveite ainda e percorra as margens da ribeira até ao final das casas.



Na aldeia cruzam-se também vários caminhos pedestres para os amantes das caminhadas. O acesso de carro é um dos mais fáceis no caso das aldeias de Xisto visitadas por nós uma vez que se situa na Estrada Nacional que Liga a Lousã a Castanheira de Pera.
Aldeia de Cerdeira
Cerdeira é mais do que uma aldeia de Xisto. Esta pequena aldeia que já foi completamente abandonada e que se encontrava sem acessos, sem saneamento e sem luz, perdida numa das muitas encostas da serra, a 700 metros de altitude é hoje uma aldeia recuperada e turistica.

Atualmente a maioria das casas encontra-se recuperada e servem de alojamento local. A aldeia transformou-se em Cerdeira – Home for Creativity e é um espaço de turismo rural intimamente ligado à criação e à formação artística.


Na aldeia encontra-se pequenos espaços de restauração, ateliers e oficinas de arte, além das residências. Cada casa é uma obra de arte já que na sua recuperação manteve-se toda a traça antiga das casas, não desfigurando as antigas casas de Xisto.
Podemos referir que a aldeia encontra-se muito bonita e todo o seu espaço está bem preservado. No pequeno estacionamento podemos observar toda a encosta onde a aldeia se encontra localizada, parecendo também um anfiteatro.
Ao caminhar em direção à aldeia atravessamos um pequeno riacho, som que se funde com a própria aldeia e a natureza envolvente.


Esta é também mais uma aldeia ligada por percursos pedestres que podem ser percorridos a pé ou, se for adepto, em BTT.
Estadias na Lousã
Booking.comO que visitar entre as aldeias?
A serra da Lousã, por entre as várias aldeias de Xisto e toda a beleza natural possui vários miradouros que fazem a delícia de quem a visita. Parte de um esforço para atrair mais turistas foram criados vários miradouros e um baloiço que nós visitamos e adoramos. Não fosse o frio e teríamos desfrutado ainda mais das paisagens.
Miradouros
Isto é Lousã





Dois miradouros existentes na Serra da Lousã junto a uma das estradas que permite percorrer a serra e visitar as aldeias de xisto. A vista é sobre a Lousã.
Baloiço do trevim
O Baloiço de Trevim é um baloiço localizado na parte mais alta da serra a 1.200 metros de altitude. Este baloiço gigante é o local ideal para tirar fotografias para as redes sociais.




Castelo da Lousã
O castelo da Lousã ou o Castelo de Arouce é um pequeno castelo localizado junto à Sra da Piedade e a uma praia fluvial.
Pertence a uma das linhas defensivas criada para controlar os acessos a Coimbra surgindo documento pela primeira vez em 1087.



Um pouco mais abaixo do castelo localiza-se a praia fluvial da Nossa Senhora da Piedade que possui excelentes condições para um dia de praia. A praia fluvial é ainda famosa por um baloiço colocado junto a uma pequena cascata. Este é o cartão postal partilhado nas redes sociais desta praia.
Um pouco mais acima localiza-se o pequeno Santuário da Nossa Senhora da Piedade.
Fora da época de verão todo este local é calmo, ideal para passear e aproveitar o verde luxuriante.
Atualmente há um passadiço que liga o Castelo da Lousã à Lousã. Há também vários trilhos que ligam as aldeias de Xisto e que passam pelo castelo.


Prepare a sua viagem com as seguintes ferramentas
hotel compare tool from hotelcombined
Planeie a sua próxima viagem utilizando as seguintes ferramentas e/ou Websites
Utilizando as sugestões e as ferramentas existentes no website está a ajudar a manter o scannertrip. Não paga mais por isso e serão certamente dicas que o apoiarão nas suas viagens. Para o Scannertrip faz toda a diferença!
- Para encontrar as melhores estadias utilize o Booking. É um dos melhores websites de reservas de estadias e sempre com algumas promoções em alguns destinos. A confiança e a facilidade de reserva e cancelamento fazem com que seja mesmo o mais popular.
- Para comparar preços de estadias pode utilizar o Hotels Combined ou o hotellook. Estes motores de busca mostram os diferentes preços de outros websites para o mesmo destino. Pode eventualmente haver um preço mais baixo para o mesmo hotel noutro website e estes motores de buscar irão mostrar.
- Quando está a pensar no que fazer no seu destino irá obviamente pesquisar atividades para o ocupar. Use este comparador de atividades existente no scannertrip fornecido pelo Musement, o tiqets ou o civitatis.
- Transfers de e para o aeroporto podem ser adquiridos através do website kiwitaxi. Assim não precisa de entrar em contato com as diferentes companhias existentes no seu destino à procura do melhor preço.
- Se optar por reservar um automóvel utilize igualmente os comparadores de preços. O website autoeurope que compara os preços de diferentes companhias de aluguer.
- Recomendamos a Agência de Viagens Logitravel para a reserva da sua viagem. Pode ainda fazer pesquisas por viagens combinadas ou até por viagens de cruzeiros.

