Troia
Europa,  Portugal

Da Comporta a Tróia: o que fazer num dia de passeio

Tróia insere-se numa Península com o mesmo nome e cerca de 18km de comprimento e 1,5km de largura, em frente à cidade de Setúbal, junto ao Estuário do Sado, na região do Alentejo.

No passado houve aqui um importante complexo de salga de peixe. Atualmente são as praias de areia fina e o mar transparente com a Serra da Arrábida em pano de fundo que são as suas principais atrações. É um zona turística com vários hotéis, resorts, marina, golf e um casino. Na entrada da península encontra-se a pequena aldeia da Comporta.

Troia

Mapa de localização

Para chegar a Tróia pode deslocar-se de Ferry desde Setúbal ou de carro. Como nós estávamos alojados em Sines não utilizamos o Ferry mas a sua carreira é regular.

As Praias de Tróia

Quando nos deslocamos pela estrada N253-1 e passamos a pequena aldeia da Comporta entramos na península de Troia sendo que até chegar à zona urbana vão surgindo várias zonas de estacionamento junto à estrada onde alguns veraneantes escolhem fazer praia. Nesta zona, sem acessos, o percurso até à praia é feito pelas dunas e obviamente, em termos de preservação não é recomendado. No entanto é uma zona de praias quase selvagens.

Passadiço

Chegados a Troia e junto à zona de hotéis encontramos a Praia Tróia-Mar. Praia de extenso areal, mar normalmente calmo e água muito cristalina, mas muito fria. Do outro lado da foz observa-se a imponente Serra da Arrábida.

Troia Praias
Hotéis em Troia
Troia

Ao longo do extenso areal as praias vão adquirindo outros nomes, tais como Praia da Questa, Praia da Costa da Galé ou Praia Atlântica.

Troia
Troia

Golfinhos

No estuário do Sado vive uma colónia de golfinhos durante o ano inteiro. Por este motivo é muito provável conseguir observá-los. Poderá ter essa sorte desde a praia, mas há mais garantias de o conseguir fazer através das várias empresas que fazem visitas guiadas e que saem da marina de Troia.

Comporta

A Comporta é uma pequena vila que fica no percurso para Tróia. Foi no passado uma das maiores propriedades agrícolas de Portugal e as lojas e os muitos restaurantes ali existente foram construídos em antigas instalações da Herdade. É uma pequena vila que junta o tipo hippie de quem está a fazer um passeio pelo Alentejo com o estilo chic dos abastados e famosos que escolhem tanto a Comporta como Tróia para as suas férias. Ainda recentemente foi nas praias entre a Comporta e Tróia que a Madona andou a cavalo.

A praia da Comporta, junto ao Museu do Arroz é a mais famosa. Possui um passadiço até à praia e um parque pago. Depois há ainda outras praias por entre os arrozais e os pinhais, tais como a Praia do Carvalhal ou a Praia do Pego mas são de mais difícil acesso. 

troia praias 5
Comporta

Neste nosso passeio escolhemos fazer praia em Troia já que a Praia da Comporta estava com muito movimento mesmo de manhã. Voltamos à Comporta para almoçar devido à muita variedade e quantidade de restaurantes no centro da pequena vila. Escolhemos o Central Comporta pelas críticas do Google Maps e gostamos.

Atividades em Tróia ou Comporta

Cais Palafítico da Carrasqueira

O Cais Palafítico foi construído de forma artesanal para permitir o acesso dos barcos na maré baixa. Nasceu assim um pequeno cais com percursos e pequenos apoios suspensos sobre estacas em cima dos terrenos pantanosos. 

carrasqueira 1
carrasqueira 2

A Carrasqueira é uma pequena aldeia piscatória onde se pode observar as plantações de arroz.

carrasqueira 3
carrasqueira 4

Confesso que esperava mais devido às inúmeras recomendações. 


Mais destinos em Portugal

Conheça as nossas sugestões.



Planeie a sua próxima viagem utilizando as seguintes ferramentas e/ou Websites


Utilizando as sugestões e as ferramentas existentes no website está a ajudar a manter o scannertrip. Não paga mais por isso e serão certamente dicas que o apoiarão nas suas viagens. Para o Scannertrip faz toda a diferença!

  • Para encontrar as melhores estadias utilize o Booking. É um dos melhores websites de reservas de estadias e sempre com algumas promoções em alguns destinos. A confiança e a facilidade de reserva e cancelamento fazem com que seja mesmo o mais popular. 
  • Para comparar preços de estadias pode utilizar o Hotels Combined ou o hotellook. Estes motores de busca mostram os diferentes preços de outros websites para o mesmo destino. Pode eventualmente haver um preço mais baixo para o mesmo hotel noutro website e estes motores de buscar irão mostrar.
  • Se precisar de andar de avião, pesquise os voos num comparador de preços. Recomendo o jetradar ou o muito conhecido Kiwi.
  • Quando está a pensar no que fazer no seu destino irá obviamente pesquisar atividades para o ocupar. Use este comparador de atividades existente no scannertrip fornecido pelo Musement, o tiqets ou o civitatis.
  • Transfers de e para o aeroporto podem ser adquiridos através do website kiwitaxi. Assim não precisa de entrar em contato com as diferentes companhias existentes no seu destino à procura do melhor preço.
  • Se optar por reservar um automóvel utilize igualmente os comparadores de preços. O website autoeurope que compara os preços de diferentes companhias de aluguer.

Compare os preços para a sua estadia

Onde dormir em Troia ou na Comporta?

Tróia é um local com muitos resorts e grandes hotéis. A variedade não é o problema. Já na Comporta os alojamentos serão mais rurais. O melhor é fazer uma reserva com bastante antecedência já que rapidamente esgotam. Veja no mapa abaixo os alojamentos disponíveis no Booking.

Booking.com

Ou inspire-se nos seguintes alojamentos mais populares em Troia.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.