Neste artigo vamos enumerar algumas das nossas sugestões para uma visita à cidade de Tomar em apenas um dia. Como a cidade é relativamente pequena os pontos turísticos e históricos na cidade encontram-se próximos uns dos outros. Tomar é ideal para uma escapadinha e encontra-se mais ou menos a meio entre Lisboa e Porto.
Mapa de Tomar e onde fica
No mapa seguinte observa-se os três principais pontos a visitar. O Convento de Cristo, o Parque do Mouchão e a Igreja de Santa Maria dos Olivais. Tomar é uma cidade ribatejana, pertencente ao distrito de Santarém e localiza-se muito próximo da A13, autoestrada que interseta com a A1.
A História de Tomar
Não querendo ser muito exaustivo, interessa referir que no contexto histórico Tomar foi uma cidade muito importante. Desde logo porque aqui se instalou a Ordem dos Templários sendo que o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo foram o seu Quartel-General. Esta ordem religiosa militar sempre provocou imensa curiosidade aos que desejam conhecer os segredos da Ordem dos Cavaleiros Templários. Esta entretanto, extinta por ordem papal foi convertida, em Portugal, pela Ordem de Cristo.
Assim, Tomar foi uma cidade de grande relevância, uma vez que tanto a coroa como a igreja eram bastante importantes para o desenvolvimento do nosso pais. Curiosamente foi aqui que D. Henrique delineou os Descobrimentos.
Tomar esconde ainda outra curiosidade. Foi organizada em cruz, tal como uma rosa-dos-ventos, tendo um convento em cada extremo.
Castelo de Tomar
O Castelo de Tomar integra o conjunto arquitetónico do Convento de Cristo. Assim, antes de chegar ao convento de Cristo, a primeira porta que irá transpor são as das muralhas do Castelo de Tomar. A Igreja matriz do Convento de Cristo foi construída protegida pelas muralhas.
Percorra as muralhas, vendo o antigo laranjal, a Porta da Almedina e a Torre de Menagem.
Dica
Junto à entrada para a Igreja Matriz encontra-se o que parece ser uma ruina. No entanto trata-se da Casa do Capítulo, obra inacabada, que absorvia parte da velha muralha da Almedina.
Convento de Cristo
O Convento de Cristo é Património Mundial da Humanidade da UNESCO. É um monumento com muitos séculos e com uma arquitetura extraordinária que cruza vários estilos e percorre os diversos períodos da arquitetura portuguesa.
Todo ele é magnifico mas há que enunciar o esplendor da Charola, um dos mais emblemáticos associados à arquitetura templária, o Claustro Principal e a sua geometria fantástica e que pode ser observada em pequenos pormenores, tais como as escadas redondas que são magnificas. O expoente máximo associado ao estilo manuelino é a janela da sala do Capítulo que reune elementos como cordas, correntes, o escudo real e a cruz de Cristo.
A visita continua e passa por outros claustros, o refeitório, a cozinha e a cisterna.
Dica
Junto ao primeiro estacionamento, para quem visita de carro, encontra-se à direita uma pequena Ermida. É uma pequena joia do Renascimento Português construida com o propósito de mausoléu de D. Joao III.
Mata Nacional dos Sete Montes
Para quem faz a visita ao Castelo e Convento a pé, terá de percorrer a Mata Nacional dos Sete Montes. É um espaço verdejante utilizado pela Ordem de Cristo como área de cultivo e de recolhimento. No meio da vegetação destaca-se a Charolinha que se pensa ser um retiro secreto e oculto. Vale apena fazer a caminhada por este espaço e perder-se nele.
Parque do Mouchão
O Parque do Mouchão é uma zona verde junto ao rio Nabão, onde não faltam sombras, parque infantil e outras atividades mais radicais, como slide. Pode-se ainda alugar umas gaivotas e passear no rio.
Mas o elemento mais conhecido e fotografado do parque é a grande roda de madeira, movida pela corrente do Rio Nabão e que com os seus alcatruzes retirava a água do rio.
Ponte Velha
Junto ao Parque do Mouchão encontra-se outro belo exemplar da arquitetura de Tomar. A ponte velha ou Ponte D. Manuel I é uma das entradas mais bonitas de Tomar terminando na Rua Serpa Pinto (Corredoura). Esta por sua vez desemboca na Praça da República. A Rua Serpa Pinto é a principal rua pedonal de Tomar e onde se encontram as casas mais lendárias de Tomar e também as confeitarias com os doces tradicionais. A Praça da República é o centro de Tomar, onde se encontra a igreja matriz e o edifício dos Paços do Concelho.
Igreja de Santa Maria dos Olivais
Esta igreja estava fora do nosso roteiro inicial e acabamos por não a visitar apesar de nos ter sido indicada como um ponto de visita obrigatória (perdemos algum tempo a degustar um belo almoço e os doces regionais). Localiza-se na margem esquerda do Rio Nabão e afinal era aqui a sede da Ordem dos Templários servindo como panteão dos mestres da Ordem. É um dos monumentos mais emblemáticos da arte gótica em Portugal.
Quando visitar?
Tomar localiza-se no centro de Portugal logo em termos de condições climatéricas não difere muito do clima temperado de Portugal. Assim, Tomar deve ser visitado ao longo de todo o ano, no nosso ponto de vista. Se procura visitar durante o tempo quente com dias mais longos deve faze-lo durante a primavera e verão. Em anos sem covid, a cidade é dinâmica e com vários eventos ao longo do ano.
O evento com maior destaque de Tomar é a grandiosa Festa dos Tabuleiros de Tomar. Durante a festa, centenas de raparigas carregam sobre a cabeça enormes e coloridos tabuleiros por ruas engaladas de flores de papel. Esta festa acontece de 4 em 4 anos.
Pesquise atividades em Tomar
Mais destinos em Portugal
Conheça as nossas sugestões.
Planeie a sua próxima viagem utilizando as seguintes ferramentas ou Websites
Utilizando as sugestões e as ferramentas existentes no website está a ajudar a manter o nosso blog. Não paga mais por isso e serão certamente dicas que o apoiarão nas suas viagens. Para nós faz toda a diferença!
Hotéis
Para encontrar as melhores estadias utilize o Booking. É um dos melhores websites de reservas de estadias e sempre com algumas promoções em alguns destinos. A confiança e a facilidade de reserva e cancelamento fazem com que seja mesmo o mais popular.
Voos
Comparador de preços
Para comparar preços de estadias pode utilizar o Hotels Combined ou o hotellook. Estes motores de busca mostram os diferentes preços de outros websites para o mesmo destino. Pode eventualmente haver um preço mais baixo para o mesmo hotel noutro website e estes motores de buscar irão mostrar.
Rent a car
Se optar por reservar um automóvel utilize igualmente os comparadores de preços. O website autoeurope que compara os preços de diferentes companhias de aluguer.
Actividades
Quando está a pensar no que fazer no seu destino irá obviamente pesquisar atividades para o ocupar. Use este comparador de atividades existente no scannertrip fornecido pelo Musement, o tiqets ou o civitatis.
Transfers
Transfers de e para o aeroporto podem ser adquiridos através do website kiwitaxi. Assim não precisa de entrar em contato com as diferentes companhias existentes no seu destino à procura do melhor preço.
Autocarro ou comboio
Se precisa de viajar de autocarro ou comboio para no seu destino pode usar esta ferramenta para encontrar as melhores tarifas.
Agencia de viagens
Recomendamos a Agência de Viagens Logitravel para a reserva da sua viagem. Pode ainda fazer pesquisas por viagens combinadas ou até por viagens de cruzeiros.
Compare os preços para a sua estadia
Onde dormir em Tomar?
Tomar e os arredores possuem muitos locais para a pernoita ou para umas férias. Desde hotéis mais conhecidos aos alojamentos há muito por onde escolher. Utilize a ferramenta seguinte do Booking para poder escolher o melhor alojamento através da localização.
Durante a nossa ultima estadia ficamos alojados no alojamento local Varandas do Nabão e adoramos.
Booking.com
Ou inspire-se nos seguintes alojamentos mais populares em Tomar.
One Comment
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Muito bom