Europa,  Portugal,  Região Sul

Percurso Pedestre dos Sete Vales Suspensos em Lagoa

O percurso pedestre dos sete vales suspensos é um dos mais bonitos do Algarve percorrendo as arribas costeiras entre a praia da Marinha e a praia Vale de Centeanes, no concelho de Lagoa.

Se procura percursos pedestres junto à praia este é sem dúvida um dos mais bonitos existentes na costa algarvia, entre Sagres e Vila Real de Santo António, passando literalmente por cima do famoso Algar do Benagil. O percurso tem sensivelmente 6 km (12 km ida e volta) percorrido em cima da arriba. 

O percurso pedestre

Nós iniciamos o percurso dos Sete Vales Suspensos na praia do Vale de Centeanes junto ao Hotel Carvoeiro Colina Sol. Nesse ponto bastou seguir a arriba na direção de Armação de Pera para encontrar as primeiras placas que marcam o trilho.

IMG 3866 litle
gaivota

Ao longo do percurso podemos observar a fauna e a flora característica, formações rochosas de várias formas, grutas e os impressionantes algares. Algares são poços naturais que ligam a superfície da arriba, de rocha calcária, a galerias subterrâneas, onde por vezes se consegue ouvir o bater das ondas ou onde por baixo existem praias em grandes ou pequenas cavernas.

IMG 3868 litle

Há várias estruturas de madeira colocadas em locais estratégicos do trilho dos sete vales suspensos que nos permitem descansar e observar a natureza, na sua forma mais pura. A primeira destas estruturas encontra-se junto ao primeiro vale. Até ao final do percurso serão encontrados mais seis vales, sendo que estes sete vales são a origem do nome do percurso. Ao longo do percurso irá também passar pelo farol de Alfanzina.

IMG 3902 litle


Compare os preços de viagens para LAGOA!

Há ainda a passagem pelo Benagil e pela parte superior da gruta do Benagil onde conseguimos espreitar para o seu interior.

A gruta do Benagil é uma das mais conhecidas da costa algarvia e é onde a maioria dos passeios pela costa e pelas grutas o levam. É enorme, possui uma praia interior e dois acessos à agua. Neste post há mais informações sobre a Gruta do Benagil.

Mapa do Percurso Pedestre dos sete vales suspensos

Powered by Wikiloc

Mapa obtido no wesite wikiloc do utilizador Blas Orti.


Planeie a sua próxima viagem utilizando as seguintes ferramentas e/ou Websites


Utilizando as sugestões e as ferramentas existentes no website está a ajudar a manter o scannertrip. Não paga mais por isso e serão certamente dicas que o apoiarão nas suas viagens. Para o Scannertrip faz toda a diferença!

  • Para encontrar as melhores estadias utilize o Booking. É um dos melhores websites de reservas de estadias e sempre com algumas promoções em alguns destinos. A confiança e a facilidade de reserva e cancelamento fazem com que seja mesmo o mais popular. 
  • Para comparar preços de estadias pode utilizar o Hotels Combined ou o hotellook. Estes motores de busca mostram os diferentes preços de outros websites para o mesmo destino. Pode eventualmente haver um preço mais baixo para o mesmo hotel noutro website e estes motores de buscar irão mostrar.
  • Se precisar de andar de avião, pesquise os voos num comparador de preços. Recomendo o jetradar ou o muito conhecido Kiwi.
  • Quando está a pensar no que fazer no seu destino irá obviamente pesquisar atividades para o ocupar. Use este comparador de atividades existente no scannertrip fornecido pelo Musement, o tiqets ou o civitatis.
  • Transfers de e para o aeroporto podem ser adquiridos através do website kiwitaxi. Assim não precisa de entrar em contato com as diferentes companhias existentes no seu destino à procura do melhor preço.
  • Se optar por reservar um automóvel utilize igualmente os comparadores de preços. O website autoeurope que compara os preços de diferentes companhias de aluguer.

Estadias populares em Lagoa

Guia prático

Quando visitar o percurso

Nós visitamos o trilho dos sete vales suspensos durante a primavera num dia que não estava muito quente. Será também recomendado o outono mas durante o inverno, a chuva e o vento forte poderá tornar perigoso circular pelas arribas. Durante o verão e em dias quentes não irá ser uma caminhada muito agradável pelo que é recomendado que a mesma seja feita durante a manhã ou ao fim do dia.

Como o Fazer

Deverá utilizar roupa confortável (se for em altura balnear, fazer-se acompanhar do biquini e calções para poder aproveitar as praias), mochila com água e comida, óculos de sol, protetor solar, entre outros.

Há partes dos trilhos que não são fáceis de fazer devido à inclinação, essencialmente quando se transpõe os vales pelo que deve levar calçado adequado a caminhadas.

Compare os preços para a sua estadia

ou utilize o mapa para encontrar a melhor estadia.

Booking.com

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *