Tomar-rio
Portugal,  Região Centro

Tomar: Roteiro de um dia pela Cidade Templária

Neste artigo vamos enumerar algumas das nossas sugestões para uma visita à cidade de Tomar em apenas um dia. Como a cidade é relativamente pequena os pontos turísticos e históricos na cidade encontram-se próximos uns dos outros. Tomar é ideal para uma escapadinha e encontra-se mais ou menos a meio entre Lisboa e Porto.

Tomar-rio
Tomar
Tomar - janela
Tomar – Janela

Mapa de Tomar e onde fica

No mapa seguinte observa-se os três principais pontos a visitar. O Convento de Cristo, o Parque do Mouchão e a Igreja de Santa Maria dos Olivais. Tomar é uma cidade ribatejana, pertencente ao distrito de Santarém e localiza-se muito próximo da A13, autoestrada que interseta com a A1. 

 

A História de Tomar

Não querendo ser muito exaustivo, interessa referir que no contexto histórico Tomar foi uma cidade muito importante. Desde logo porque aqui se instalou a Ordem dos Templários sendo que o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo foram o seu Quartel-General. Esta ordem religiosa militar sempre provocou imensa curiosidade aos que desejam conhecer os segredos da Ordem dos Cavaleiros Templários. Esta entretanto, extinta por ordem papal foi convertida, em Portugal, pela Ordem de Cristo.  

Assim, Tomar foi uma cidade de grande relevância, uma vez que tanto a coroa como a igreja eram bastante importantes para o desenvolvimento do nosso pais. Curiosamente foi aqui que D. Henrique delineou os Descobrimentos.

Tomar esconde ainda outra curiosidade. Foi organizada em cruz, tal como uma rosa-dos-ventos, tendo um convento em cada extremo.

Castelo de Tomar
Castelo de Tomar
 

Castelo de Tomar

O Castelo de Tomar integra o conjunto arquitetónico do Convento de Cristo. Assim, antes de chegar ao convento de Cristo, a primeira porta que irá transpor são as das muralhas do Castelo de Tomar. A Igreja matriz do Convento de Cristo foi construída protegida pelas muralhas. 

Percorra as muralhas, vendo o antigo laranjal, a Porta da Almedina e a Torre de Menagem

Castelo de Tomar - Jardins
Castelo de Tomar
beenhere

Dica

Junto à entrada para a Igreja Matriz encontra-se o que parece ser uma ruina. No entanto trata-se da Casa do Capítulo, obra inacabada, que absorvia parte da velha muralha da Almedina.

 
Casa do Capítulo - Tomar
 

Convento de Cristo

O Convento de Cristo é Património Mundial da Humanidade da UNESCO. É um monumento com muitos séculos e com uma arquitetura extraordinária que cruza vários estilos e percorre os diversos períodos da arquitetura portuguesa. 

Convento de Cristo - Exterior
Convento de Cristo - Entrada
Convento de Cristo

Todo ele é magnifico mas há que enunciar o esplendor da Charola, um dos mais emblemáticos associados à arquitetura templária, o Claustro Principal e a sua geometria fantástica e que pode ser observada em pequenos pormenores, tais como as escadas redondas que são magnificas. O expoente máximo associado ao estilo manuelino é a janela da sala do Capítulo que reune elementos como cordas, correntes, o escudo real e a cruz de Cristo.

Charola
Charola
IMG 20210822 124525
Charola

Claustro
Claustro
Escadas - arquitetura
Janela do capítulo - Convento de Tomar
Janela do capítulo - Convento de Tomar
Janela do Capítulo – Convento de Tomar

A visita continua e passa por outros claustros, o refeitório, a cozinha e a cisterna.

Refeitório do Convento de Tomar
Refeitório do Convento de Tomar
beenhere

Dica

Junto ao primeiro estacionamento, para quem visita de carro, encontra-se à direita uma pequena Ermida. É uma pequena joia do Renascimento Português construida com o propósito de mausoléu de D. Joao III.

 

Mata Nacional dos Sete Montes

Para quem faz a visita ao Castelo e Convento a pé, terá de percorrer a Mata Nacional dos Sete Montes. É um espaço verdejante utilizado pela Ordem de Cristo como área de cultivo e de recolhimento. No meio da vegetação destaca-se a Charolinha que se pensa ser um retiro secreto e oculto. Vale apena fazer a caminhada por este espaço e perder-se nele.

Mata dos Sete Montes
Mata dos Sete Montes
Photo credit: jaime.silva on Visualhunt

Parque do Mouchão

O Parque do Mouchão é uma zona verde junto ao rio Nabão, onde não faltam sombras, parque infantil e outras atividades mais radicais, como slide. Pode-se ainda alugar umas gaivotas e passear no rio. 

Rio Nabão - Parque do Mouchão
Rio Nabão - Parque do MouchãoRio Nabão – Parque do MouchãoRio Nabão - Parque do Mouchão
Rio Nabão - Parque do Mouchão
Rio Nabão – Parque do Mouchão

Mas o elemento mais conhecido e fotografado do parque é a grande roda de madeira, movida pela corrente do Rio Nabão e que com os seus alcatruzes retirava a água do rio.

Roda no Parque do Mouchão
Roda no Parque do MouchãoRoda do Rio Nabão – Parque do MouchãoRoda no Parque do Mouchão
Rio Nabão - Parque do Mouchão
Rio Nabão – Parque do Mouchão

Ponte Velha

Junto ao Parque do Mouchão encontra-se outro belo exemplar da arquitetura de Tomar. A ponte velha ou Ponte D. Manuel I é uma das entradas mais bonitas de Tomar terminando na Rua Serpa Pinto (Corredoura). Esta por sua vez desemboca na Praça da República. A Rua Serpa Pinto é a principal rua pedonal de Tomar e onde se encontram as casas mais lendárias de Tomar e também as confeitarias com os doces tradicionais. A Praça da República é o centro de Tomar, onde se encontra a igreja matriz e o edifício dos Paços do Concelho

 

Igreja de Santa Maria dos Olivais

igreja
Igreja
Photo credit: jaime.silva on Visualhunt
 

Esta igreja estava fora do nosso roteiro inicial e acabamos por não a visitar apesar de nos ter sido indicada como um ponto de visita obrigatória (perdemos algum tempo a degustar um belo almoço e os doces regionais). Localiza-se na margem esquerda do Rio Nabão e afinal era aqui a sede da Ordem dos Templários servindo como panteão dos mestres da Ordem. É um dos monumentos mais emblemáticos da arte gótica em Portugal.

Quando visitar?

Tomar localiza-se no centro de Portugal logo em termos de condições climatéricas não difere muito do clima temperado de Portugal. Assim, Tomar deve ser visitado ao longo de todo o ano, no nosso ponto de vista. Se procura visitar durante o tempo quente com dias mais longos deve faze-lo durante a primavera e verão. Em anos sem covid, a cidade é dinâmica e com vários eventos ao longo do ano.

tabuleiros
Tabuleiros
Photo credit: jaime.silva on Visualhunt.com

O evento com maior destaque de Tomar é a grandiosa Festa dos Tabuleiros de Tomar. Durante a festa, centenas de raparigas carregam sobre a cabeça enormes e coloridos tabuleiros por ruas engaladas de flores de papel. Esta festa acontece de 4 em 4 anos. 

 

Pesquise atividades em Tomar

 


Mais destinos em Portugal

Conheça as nossas sugestões.


 


Planeie a sua próxima viagem utilizando as seguintes ferramentas e/ou Websites


Utilizando as sugestões e as ferramentas existentes no website está a ajudar a manter o scannertrip. Não paga mais por isso e serão certamente dicas que o apoiarão nas suas viagens. Para o Scannertrip faz toda a diferença!

  • Para encontrar as melhores estadias utilize o Booking. É um dos melhores websites de reservas de estadias e sempre com algumas promoções em alguns destinos. A confiança e a facilidade de reserva e cancelamento fazem com que seja mesmo o mais popular. 
  • Para comparar preços de estadias pode utilizar o Hotels Combined ou o hotellook. Estes motores de busca mostram os diferentes preços de outros websites para o mesmo destino. Pode eventualmente haver um preço mais baixo para o mesmo hotel noutro website e estes motores de buscar irão mostrar.
  • Se precisar de andar de avião, pesquise os voos num comparador de preços. Recomendo o jetradar ou o muito conhecido Kiwi.
  • Quando está a pensar no que fazer no seu destino irá obviamente pesquisar atividades para o ocupar. Use este comparador de atividades existente no scannertrip fornecido pelo Musement, o tiqets ou o civitatis.
  • Transfers de e para o aeroporto podem ser adquiridos através do website kiwitaxi. Assim não precisa de entrar em contato com as diferentes companhias existentes no seu destino à procura do melhor preço.
  • Se optar por reservar um automóvel utilize igualmente os comparadores de preços. O website autoeurope que compara os preços de diferentes companhias de aluguer.

 

Compare os preços para a sua estadia

 
   

Onde dormir em Tomar?

Tomar e os arredores possuem muitos locais para a pernoita ou para umas férias. Desde hotéis mais conhecidos aos alojamentos há muito por onde escolher. Utilize a ferramenta seguinte do Booking para poder escolher o melhor alojamento através da localização.

Durante a nossa ultima estadia ficamos alojados no alojamento local Varandas do Nabão e adoramos.

 
Booking.com

Ou inspire-se nos seguintes alojamentos mais populares em Tomar.

 

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *