Europa,  Portugal,  Região Sul

Praia de VRSA: a praia em estado selvagem mais oriental do Algarve

Praias de mar cálido e calmo, com extenso areal e dunas envolvidas numa zona com muito pouca construção, contrastando com a praia vizinha e mais conhecida de Monte Gordo, é o bilhete postal de VRSA.

A praia de Vila Real de Santo António nasce junto à foz do Rio Guadiana, que faz a fronteira com Espanha, e possuí 3 km de areal contínuo, de águas quentes e mar normalmente tranquilo até à vizinha praia de Monte Gordo.

areal praia 2
areal praia 1

Esta praia, ainda pouco movimentada e divulgada, encontra-se inserida na Mata Nacional das Dunas Litorais, um bosque de pinheiro bravo e manso, localizado na costa entre Vila Real de Santo António e Monte Gordo, que confere um ambiente mais natural e uma dimensão de natureza verde e fresca na costa Algarvia, já excessivamente urbanizada.

QUER CONHECER MAIS PRAIAS

CONHEÇA AS NOSSAS SUGESTÕES

Mapa da praia de Vila Real de Santo António

Acesso e Estacionamento

O acesso à praia é realizado pela estrada localizada junto ao rio e a uma zona de Estaleiros que dá acesso ao molhe da Foz do Guadiana. Nessa estrada e após chegar ao último restaurante deverá continuar pela estrada já localizada mesmo em cima do molhe. Mais à frente, um pouco antes da linha de areia, surge um caminho em terra batida. O caminho em ótimas condições passa pelos três acessos existentes às praias. O estacionamento é informal e efetuado na berma do caminho.

acesso pedonal praia VRSA
Acesso Pedonal

Os acessos pedonais são feitos pelo meio deste “matagal alto” de plantas típicas das areias do sotavento e que permitem manter o estado de conservação destas dunas.

Neste vídeo pode-se visualizar o caminho, o estacionamento informal, o acesso pedonal e a chegada à praia. 

No entanto o acesso mais interessante à frente de mar faz-se através de um caminho pedonal e ciclável (Caminho dos Três Pauzinhos), onde também circula um comboio turístico. Este caminho percorre longitudinalmente a larga mancha de pinhal e dá acesso à última praia do caminho em terra batida já referido. 

dunas Praia VRSA
praia VRSA
Praia de VRSA

Planeie a sua próxima viagem utilizando as seguintes ferramentas e/ou Websites


Utilizando as sugestões e as ferramentas existentes no website está a ajudar a manter o scannertrip. Não paga mais por isso e serão certamente dicas que o apoiarão nas suas viagens. Para o Scannertrip faz toda a diferença!

  • Para encontrar as melhores estadias utilize o Booking. É um dos melhores websites de reservas de estadias e sempre com algumas promoções em alguns destinos. A confiança e a facilidade de reserva e cancelamento fazem com que seja mesmo o mais popular. 
  • Para comparar preços de estadias pode utilizar o Hotels Combined ou o hotellook. Estes motores de busca mostram os diferentes preços de outros websites para o mesmo destino. Pode eventualmente haver um preço mais baixo para o mesmo hotel noutro website e estes motores de buscar irão mostrar.
  • Se precisar de andar de avião, pesquise os voos num comparador de preços. Recomendo o jetradar ou o muito conhecido Kiwi.
  • Quando está a pensar no que fazer no seu destino irá obviamente pesquisar atividades para o ocupar. Use este comparador de atividades existente no scannertrip fornecido pelo Musement, o tiqets ou o civitatis.
  • Transfers de e para o aeroporto podem ser adquiridos através do website kiwitaxi. Assim não precisa de entrar em contato com as diferentes companhias existentes no seu destino à procura do melhor preço.
  • Se optar por reservar um automóvel utilize igualmente os comparadores de preços. O website autoeurope que compara os preços de diferentes companhias de aluguer.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *